ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE PRIMEIROS SOCORROS: PRODUÇÃO BASEADA NA DEMANDA DE SABER DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Primeiros Socorros
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Tecnologia Educacional
Saúde da Criança
Educação em Saúde
Estudo de Validação
Enfermagem Pediátrica
Primeiros Socorros
School Teachers
First Aid
Health Knowledge, Attitudes, Practice
Educational Technology
Child Health
Maestros
Primeros Auxilios
Conocimientos, Actitudes y Práctica en Salud
Tecnología Educativa
Salud del Niño
Abstract
Introdução: No contexto escolar, diferentes tipos de injúrias não intencionais, conhecidas como acidentes, ocorrem de acordo com a idade e estágio de desenvolvimento físico e psíquico infantil. A maior incidência dos acidentes ocorre em creches e pré-escolas, que atendem crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. Nesse contexto, em situações em que se faz necessário o atendimento em primeiros socorros, professores e funcionários necessitam atuar, ainda que nem sempre estejam capacitados para realização de cuidados imediatos em casos de acidentes, a fim de manter as funções vitais e evitar agravamento. Assim, a educação em saúde apresenta-se como uma estratégia eficaz para o enfrentamento de possíveis déficits de conhecimento dos professores e funcionários acerca de ações de primeiros socorros às crianças em situações de emergência. Uma forma de propiciar a capacitação é através da tecnologia educacional no formato de vídeo, essa tecnologia possui um baixo custo e é de grande alcance. Objetivos: identificar a experiência de professores e funcionários da educação infantil na prestação de cuidados de primeiros socorros à criança; descrever os cuidados realizados por professores e funcionários frente ao acidente no contexto escolar; elencar os conteúdos considerados necessários por professores e funcionários para a elaboração de vídeo educativo sobre primeiros socorros a criança no ambiente escolar; elaborar um vídeo educativo sobre cuidados de primeiros socorros à criança no ambiente escolar; validar vídeo educativo sobre primeiros socorros à criança no ambiente escolar com juízes especialistas e público-alvo. Método: trata-se de um estudo metodológico, que foi desenvolvido em seis etapas: busca dos temas, estudo teórico, elaboração do vídeo educativo, validação com juízes especialistas, adequação do vídeo e validação do vídeo com o público-alvo. A busca dos temas ocorreu a partir de entrevistas realizadas com professores e funcionários, analisadas por meio do software IRAMUTEQ. Posteriormente sucedeu-se o estudo teórico para fundamentar a elaboração do vídeo que foi validado por juízes especialistas e público-alvo através do índice de concordância (IC) com um valor maior ou igual a 70%. Resultados: Constata-se que os professores e funcionários experienciaram muitos acidentes e agravos a saúde no ambiente escolar como: queda, convulsão, mordidas, ferimentos e trauma na cabeça. Assim os cuidados empreendidos envolvem uma heterogeneidade de ações, que tem como base a gênese da informação adquirida através do senso comum, especialistas e curso de primeiros socorros. Os temas e conteúdos elencados pelos professores e funcionários foram: quedas com o olhar para fraturas e trauma na cabeça; ferimentos e cortes; convulsão, engasgo; trauma dental e parada cardiorrespiratória. além de apontarem por necessário abordar aspectos que envolvam autoconfiança, biossegurança e utilização de recursos mínimos nesta assistência. Em virtude do número de temas decidiu-se elencar três temáticas para iniciar a série de vídeos que foram: engasgo, quedas e convulsão. Assim, foram desenvolvidos os vídeos que passaram por validação de juízes especialistas na qual obteve elevado IC de 98%, 99% e 98% para os vídeos engasgo, queda e convulsão respectivamente. Após essa etapa foi realizada a avaliação pelo público-alvo, que validou os vídeos com IC de 100% convulsão e queda e 96% para o vídeo sobre engasgo, assim não foram necessárias adequações aos vídeos. Considerações Finais: A pesquisa teve rigor metodológico para criar uma tecnologia educacional confiável e validada podendo ser utilizada no processo de educação em saúde junto aos professores e funcionários da educação infantil, para prestação de cuidados de primeiros socorros à criança no ambiente escolar. Aspectos Éticos: A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da Instituição proponente.
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Document type
DissertaçãoSource
MIRANDA, Priscila da Silva. Elaboração e validação de vídeos sobre primeiros socorros: produção baseada na demanda de saber de professores e funcionários da educação infantil. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2022.Subject(s)
Professores EscolaresPrimeiros Socorros
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Tecnologia Educacional
Saúde da Criança
Educação em Saúde
Estudo de Validação
Enfermagem Pediátrica
Primeiros Socorros
School Teachers
First Aid
Health Knowledge, Attitudes, Practice
Educational Technology
Child Health
Maestros
Primeros Auxilios
Conocimientos, Actitudes y Práctica en Salud
Tecnología Educativa
Salud del Niño