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dc.contributor.advisorTavares, Claudia Mara de Melo-
dc.contributor.authorPaiva, Laís Mariano de-
dc.date.accessioned2017-01-03T14:26:37Z-
dc.date.available2017-01-03T14:26:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPaiva, Laís Mariano de. A importância do apoio emocional do enfermeiro ao adolescente no pós-transplante de rim. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Licenciatura)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2642-
dc.description.abstractIntrodução: O crescimento do número de transplantes em crianças e adolescentes no mundo impulsionou a realização de estudos acerca do impacto psicossocial que o procedimento exerce na criança, no adolescente e em sua família. Uma vez obtido o êxito no processo de transplante, há necessidade de se trabalhar fortemente na adesão ao tratamento, sendo o ambulatório do transplante o principal lócus dessa ação. No presente estudo busca-se compreender: Como o enfermeiro realiza o apoio emocional ao adolescente transplantado renal no ambulatório hospitalar? METODOLOGIA: Estudo de revisão integrativa, que utilizou os seguintes descritores: Adolescente, emoções, relação enfermeiro-paciente, transplante renal e ambulatório hospitalar. Como não foram suficientes para identificar os artigos para a base de dados da pesquisa, adicionamos outros: cooperação do paciente, saúde mental e qualidade de vida – para constituição do corpus do trabalho. A amostra final analisada foi composta de nove artigos internacionais. RESULTADOS: O resultado aponta que o principal tipo de pesquisa utilizada pelos artigos encontrados foi qualitativa. Foram localizadas publicações em diferentes periódicos, em distintos campos do conhecimento. O material bibliográfico obtido depois de procedida a analise temática foi organizado e discutido nas seguintes categorias: Adesão ao tratamento – desafio para o ambulatório de transplante e especificidade do adolescente; Adesão ao tratamento – desafio para o ambulatório de transplante e especificidade do adolescente; Atenção à saúde mental e qualidade de vida de adolescentes transplantados: bases para o apoio emocional pelos enfermeiros.CONCLUSÃO: O apoio emocional e cognitivo adequado realizado com o adolescente transplantado renal pode melhorar sua qualidade de vida, diminuindo ansiedade e medo. Esse apoio é decisivo para adesão ao tratamento e a continuidade e qualidade da vida do paciente. Desta forma, a ação dos profissionais de saúde deve estar orientada para promover a motivação do paciente estabelecendo objetivos visando à adesão ao tratamento em conjunto com outros objetivos pessoais e característicos da idadept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiana Gonçalves Pinto (benf@ndc.uff.br) on 2017-01-03T14:26:37Z No. of bitstreams: 1 Laís Mariano de Paiva.pdf: 611436 bytes, checksum: 481757186fca0a901dec2f1f2e784915 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-03T14:26:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Laís Mariano de Paiva.pdf: 611436 bytes, checksum: 481757186fca0a901dec2f1f2e784915 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.titleA importância do apoio emocional do enfermeiro ao adolescente no pós-transplante de rimpt_BR
dc.typeMonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.contributor.membersMuniz, Marcela Pimenta-
dc.contributor.membersFerreira, Rejane Eleuterio-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costapt_BR
dc.subject.descriptorRelações enfermeiro-pacientept_BR
dc.subject.descriptorAdolescentept_BR
dc.subject.descriptorEmoçõespt_BR
dc.subject.descriptorTransplante de rimpt_BR
dc.description.abstractotherIntroduction: The growth in the number of transplants in children and adolescents in the world boosted conducting studies also on the psychosocial impact that the procedure has on children, adolescents and their families. Once obtained the success in the transplantation process, there must me an effort to improve treatment adherence, and the transplant clinic is the main locus of this action. This present study seeks to understand: How does nurse provide emotional support to kidney transplanted adolescents at hospital’s clinic? METHODOLOGY: integrative review study, which used the following descriptors: Adolescents, emotions, nurse-patient relationship, kidney transplantation and hospital outpatient clinic. Since they were not sufficient to identify enough articles in the searched database, others were also used: patient compliance, mental health and quality of life - for the opening of the work corpus. The final sample consisted of nine international articles. RESULTS: The result shows that the main type of research used by the found articles was qualitative. They were located publications in different journals in different fields of knowledge. The bibliographic material obtained after the analysis proceeded theme was organized and discussed in the following categories: Adherence to treatment - challenge for the transplant clinic and adolescent specificity; Mental health care and quality of life of transplanted adolescents: bases for emotional support by nurses.CONCLUSION: Adequate emotional and cognitive support conducted with adolescent kidney transplant can improve their quality of life, reducing anxiety and fear. This support is crucial for adherence to treatment and the continuity and quality of life of the patient. Thus, the action of health professionals must be focused towards promoting the patient's motivation, setting goals aiming at adherence to treatment in conjunction with other personal goals and characteristic of their agept_BR
dc.identifier.vinculationAluno de graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagem Aurora de Afonso Costapt_BR
dc.degree.date2016-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoEnfermagem e Licenciaturapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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