PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA VISANDO O TEMA DE FÁRMACOS E AUTOMEDICAÇÃO
Química orgânica
Vygotsky
Três momentos pedagógicos
Automedicação
Química
Ensino médio
Ensino de química
Sequência didática
Drugs
Organic chemistry
Three pedagogical moments
Self- medication
Abstract
A química, ainda nos dias de hoje, é denotada pelos alunos como uma disciplina difícil, complexa e destoante de sua realidade. Uma das formas de alcançar uma aprendizagem que faça sentido para o aluno é levar a ciência ao seu mundo, a sua sala de aula, fazendo-os compreender os fenômenos ao seu redor. Este trabalho baseia-se nas teorias de Lev Semionovitch Vygotsky e nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, trazendo como proposta uma sequência didática em química orgânica utilizando os principais fármacos mais consumidos nos lares, com foco nos perigos da automedicação, um fenômeno bastante discutido na cultura médico-farmacêutica e especialmente preocupante, por ser uma prática comum pela população. Esta proposta não foi aplicada devido a pandemia do coronavírus e por motivos pessoais da autora, motivos estes que em reunião colegiado foi autorizado que o produto não tivesse obrigatoriedade de ser aplicado. A sequência visa abordar de forma interessante o conteúdo de Funções Orgânicas, enfatizando os fármacos e a automedicação. Ressalta-se neste documento a sequência das aulas sugeridas na metodologia, e em cada subseção será discutido e refletido como cada etapa poderia ser trabalhada, as expectativas e perspectivas e como artigos da literatura abordam conteúdos e propostas similares
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
COSTA, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos. Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.Subject(s)
FármacosQuímica orgânica
Vygotsky
Três momentos pedagógicos
Automedicação
Química
Ensino médio
Ensino de química
Sequência didática
Drugs
Organic chemistry
Three pedagogical moments
Self- medication