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OLHARES SOBRE ACESSIBILIDADE NO INFES: RELATO DE UMA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Ensino Superior
Deficiência
Pedagogia
Acessibilidade
Deficiência
Ensino superior
Accessibility
Higher Education
Disability
Abstract
Analisamos, nesta pesquisa, os desafios que pessoas com deficiência enfrentam no ensino superior, pontualmente a partir de um relato da experiência numa universidade pública do interior fluminense. Buscamos: a) reforçar a importância de ações que favoreçam a acessibilidade no ensino superior; b) enfatizar que a gestão universitária deve zelar pelos direitos das pessoas com deficiência em seu espaço, quer promovendo ações de sensibilização de toda a comunidade acadêmica, quer para reformar as dependências prediais, quer para auxiliar cada estudante em suas necessidades específicas (inclusive pedagógicas), capacitar os/as profissionais da educação, etc. Metodologicamente, trazemos uma pesquisa bibliográfica e um relato de experiência com vistas a responder à seguinte pergunta: Como as instituições de ensino superior, especificamente o Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, materializam a acessibilidade em seus diferentes âmbitos, principalmente para pessoas com deficiência? Partimos da hipótese de que a existência de leis e estatutos não salvaguardam os direitos das pessoas com deficiência, especialmente no ensino superior. O presente trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro, intitulado "Limitações não estão nas pessoas: Relatos sobre trajetórias que se complementam", fazemos um relato, com base em experiências vivenciadas pela autora. No segundo capítulo, “Acessibilidade enquanto direito das pessoas com deficiência e dever de todos/as”, enfatizamos a importância do conceito de acessibilidade, sua abrangência e aplicações. No terceiro e último capítulo apresento aos/às leitores/as informações sobre a origem e estrutura do Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES). Em síntese, este trabalho endossa a necessidade de debatermos as práticas usuais no ensino superior rumo à materialização da acessibilidade, especialmente de pessoas com deficiência.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ADÃO, Maria Aparecida Almeida. Olhares sobre acessibilidade no INFES: relato de uma acadêmica de pedagogia. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.Subject(s)
AcessibilidadeEnsino Superior
Deficiência
Pedagogia
Acessibilidade
Deficiência
Ensino superior
Accessibility
Higher Education
Disability