RECURSOS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE TEMAS DE ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO: DIÁLOGOS COM UM JOVEM COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Deficiência visual
Ensino Médio
Eletrodinâmica e Eletromagnetismo
Avaliação de aparatos experimentais
Inclusão
Deficiência visual
Eletrodinâmica e Eletromagnetismo
Avaliação de aparatos experimentais
Produção intelectual
Inclusion
Visual Impairment
High school
Electrodynamics and Electromagnetism
Experiments evaluation
Abstract
Lentamente e ao longo dos anos a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas vem se tornado uma realidade nas escolas brasileiras, assim, é necessário adaptar o ambiente escolar a esses estudantes. A partir disso, pensando especificamente nos estudantes com deficiência visual, o presente trabalho questiona a validade do acervo de aparatos experimentais produzidos no Grupo de Pesquisa em Ensino de Física, da Universidade Federal Fluminense, com a intenção de permitir aos estudantes com e sem deficiência visual a explorá-los, analisar seus efeitos e melhor compreender e se apropriar de conhecimentos da eletrodinâmica e eletromagnetismo no Ensino Médio. Para tanto, reconhecendo, na perspectiva da inclusão, a importância da validação dos recursos didáticos por pessoas com deficiência visual, foram realizadas entrevistas com um estudante voluntário com deficiência visual, onde ele pode explorar, criticar e observar se os aparatos eram realmente acessíveis. As contribuições advindas da avaliação do voluntário nos levaram a constatação que dos 13 aparatos produzidos, 6 não demandavam mudanças, 7 poderiam ser aprimorados com pequenas modificações e/ou complementações e 2 exigiam novas proposições que permitissem melhor manipulação e percepção dos fenômenos. A reflexão sobre as críticas e sugestões do avaliador com deficiência visual permitiu a melhoria nos arranjos experimentais, garantindo que os aparatos experimentais passassem a ter potencial para uso no ensino de Física para estudantes com e sem deficiência visual, ou seja, em práticas educacionais inclusivas. Nesse sentido, foi possível comprovar a importância dessa avaliação, já que, alguns dos aparatos que pareciam ser inclusivos, na realidade não eram, e a partir disso pudemos realmente adaptá-los de modo a valorizar as individualidades de cada estudante.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Moraes, Julia Roberta Pereira dos Santos. Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
InclusãoDeficiência visual
Ensino Médio
Eletrodinâmica e Eletromagnetismo
Avaliação de aparatos experimentais
Inclusão
Deficiência visual
Eletrodinâmica e Eletromagnetismo
Avaliação de aparatos experimentais
Produção intelectual
Inclusion
Visual Impairment
High school
Electrodynamics and Electromagnetism
Experiments evaluation