A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENFERMEIRO NA EMERGÊNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS
Educação em Enfermagem
Emergência
Serviços de Saúde
Educação em Enfermagem
Emergências
Serviços de Saúde
Vocational Training
Nursing Education
Emergency
Health Services
Abstract
Introdução: O estudo traz como objeto a prática educativa do enfermeiro realizada junto aos enfermeiros e aos alunos de graduação que atuam em uma unidade de emergência do SUS. Questiona se a maneira como os enfermeiros se relacionavam com os estudantes no processo educativo, era uma atitude própria da pessoa e ou poderia estar ligado a maneira como este processo foi vivenciado por eles durante a formação. Objetivos: Geral - analisar a prática pedagógica dos enfermeiros na formação dos futuros profissionais de enfermagem no Sistema Único de Saúde; Específicos - identificar como foi realizada a formação pedagógica dos enfermeiros durante sua formação profissional e descrever como é realizada a pratica pedagógica do enfermeiro na formação dos futuros enfermeiros. Método: trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa cujo referencial teórico-metodológico foi o da Análise Institucional em sua modalidade socioclínica institucional. O cenário de estudo foi uma Policlínica Regional de Niterói. O projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Ética e aprovado com o número de parecer 1.826.042. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas e encontros da socioclínica institucional com os enfermeiros e um diário do pesquisador para posterior análise das suas implicações. A coleta e análise dos dados foi elaborada a partir das oito características da socioclínica institucional. Resultados: os resultados revelam as dificuldades sentidas pelos enfermeiros no papel de educador, decorrentes das inseguranças quanto ao conhecimento adquirido durante a formação. Destacam como desafios a serem superados, a necessidade de maior engajamento com os estudos, com a profissão e um maior entrosamento entre as universidades e serviços. Discussão: o analisador “o poder (in) visível das instituições ensino e serviço: o educador docente versus o educador assistencial na formação de enfermeiros”, evidenciou os não ditos a respeito das dificuldades do enfermeiro assistencial em se perceber como um educador de futuros profissionais. Conclusão: O estudo evidenciou diferentes aspectos relacionados as dificuldades do enfermeiro dos serviços em atuar como educador. Entretanto avaliam que a intervenção desenvolvida possibilitou o repensar coletivo dos participantes sobre sua prática. A produção de conhecimento em grupo reforçou a adoção de uma postura mais instituinte com relação a prática educativa no serviço, culminando na elaboração de um produto para o empoderamento dos enfermeiros quanto ao seu papel na formação dos futuros profissionais de enfermagem.
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Document type
DissertaçãoSource
ROMANI, Jairo Moraes. A prática pedagógica do enfermeiro na emergência: possibilidades e desafios na formação dos futuros profissionais. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
Formação ProfissionalEducação em Enfermagem
Emergência
Serviços de Saúde
Educação em Enfermagem
Emergências
Serviços de Saúde
Vocational Training
Nursing Education
Emergency
Health Services