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Title: Atuação do bibliotecário no serviço de referência de uma biblioteca escolar
Authors: Silva, Jéssica Vieira de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Elisabete Gonçalves de
metadata.dc.contributor.members: Lück, Esther Hermes
Cabral, Rosimere Mendes
Issue Date: 9-Jan-2017
Abstract: Consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório acompanhada de um trabalho de campo, que busca conhecer a função social e pedagógica da biblioteca escolar e verificar quais são as competências necessárias para atuação do bibliotecário no serviço de referência escolar. Aborda as competências informacionais e pessoais necessárias para o atendimento e interação com os usuários. O objeto empírico estudado foi a Biblioteca do Colégio La Salle Abel, localizada em Niterói, RJ. A pesquisa de campo mostrou que as condições de trabalho não são precárias e que os recursos existentes podem ser adaptados às demandas dos usuários, no entanto, os profissionais não correspondem plenamente ao perfil almejado, o que faz com que a biblioteca tenha pouca visibilidade diante da comunidade escolar. Concluiu que o bom desempenho da biblioteca escolar, em geral, depende menos da boa infraestrutura e mais das competências de seus profissionais e, principalmente, de seu compromisso político em fazer da biblioteca um espaço de informação, de produção de conhecimento e de formação continuada.
metadata.dc.description.abstractother: Consiste em una pesquisa cualitativa de carácter investigativo acompañada de un trabajo de campo, que busca conocer la función social y pedagógica de la biblioteca escolar y verificar cuáles son las competencias necesarias para la actuación del bibliotecario en el servicio de referencia escolar. Aborda las competencias informacionales y personales necesarias para la atención e interacción con los usuarios. El objeto empírico estudiado fue la Biblioteca del Colegio La Salle Abel, localizada en Niterói, RJ. La investigación de campo mostró que las condiciones de trabajo no son precarias y que los recursos existentes pueden ser adaptados a las demandas de los usuarios; mientras tanto, los profesionales no corresponden plenamente al perfil deseado, lo que hace que la bilbioteca tenga poca visibilidad ante la comunidad escolar. Se concluyó que un buen desempeño de la biblioteca escolar, en general, depende menos de la buena infraestructura y más de las competencias de sus profesionales y, principalmente, de su compromiso político en hacer de la biblioteca un espacio de información, de producción de conocimiento y de formación continuada.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2663
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