EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA DEPRESSÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Transtorno depressivo
Exercício físico
Atividade física
Crianças
Adolescentes
Transtorno depressivo
Exercício físico
Criança
Adolescente
Depression
Depressive disorder
Exercise
Physical activity
Children
Adolescent
Abstract
Introdução: Transtornos depressivos, assim como em adultos e idosos, estão associados à um impacto negativo no estado de saúde de crianças e adolescentes. A prática de atividade física pode ser uma alternativa para o tratamento e controle da depressão nessa faixa etária. Essa associação vem sendo avaliada pela literatura, mas ainda são poucos os estudos com crianças e adolescentes. Objetivos: Revisar estudos que analisaram o papel da atividade física no tratamento de sintomas depressivos e depressão de crianças e adolescentes. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados PubMed, Portal da Capes e SciELO, referente aos anos de 2010 a 2021. Foram analisados os efeitos dos exercícios
físicos em estudos randomizados na depressão ou sintomas depressivos em crianças e/ou adolescentes, o idioma dos estudos, incluindo apenas aqueles escritos em inglês ou português e sua disponibilidade incluindo apenas aqueles gratuitos ou que fossem possíveis de abrir por acesso institucional. Resultados: Sete artigos foram selecionados. Os aspectos metodológicos analisados variaram entre os trabalhos revisados. Todos os estudos sugerem alguma relação de efeito positiva entre a prática de atividades físicas e a depressão em crianças e adolescentes. No entanto, o tipo e a força desses efeitos variaram nas diferentes amostras. Conclusão: A prática de atividades físicas é benéfica no tratamento da depressão e de sintomas depressivos em crianças e adolescentes. Apesar disso, não há dúvidas quanto à necessidade de mais pesquisas sobre o assunto. Estudos futuros podem se aprofundar mais, dentro dessa temática, na comparação entre os diferentes níveis de depressão quando tratados com intervenções que utilizem atividades físicas.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ABEND, Leticia Dalcero. Efeitos da Atividade Física na depressão em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
DepressãoTranstorno depressivo
Exercício físico
Atividade física
Crianças
Adolescentes
Transtorno depressivo
Exercício físico
Criança
Adolescente
Depression
Depressive disorder
Exercise
Physical activity
Children
Adolescent