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Title: Olhares sobre a documentação e o documento: dos conceitos clássicos às abordagens atuais
Authors: Gugliotta, Alexandre Carlos
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Elisabete Gonçalves de
metadata.dc.contributor.members: Fonseca, Vitor Manoel Marques da
Lima, Marcia Heloisa Tavares de Figueredo
Issue Date: 9-Jan-2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Procura-se apresentar um estudo em torno da literatura do campo da Ciência da Informação tomando com referência os clássicos da Documentação com foco na trajetória intelectual de Paul Otlet e Suzanne Briet. Busca-se demonstrar como o conceito de documento foi sendo forjado por esses autores e como o mesmo tem sido alvo de debate para os ditos neodocumentalistas. Conclui-se que há duas formas de apropriação desses debates pelos autores contemporâneos. Assim, entende-se, de acordo com as leituras levantadas, que os neodocumentalistas podem ser compreendidos em dois grupos: entre os buscam entender os clássicos da Documentação como fonte para melhor reflexão acerca do conceito de documento em torno das atividades e práticas dos profissionais da informação e entre os que encontram nos documentos um campo fértil para as reflexões filosóficas procurando entender os documentos como um construto sócio-histórico envoltos em relações de poderes que nem sempre são fáceis de serem percebidas.
metadata.dc.description.abstractother: This project is a literature review based on Information Science and focused on documentation of classic studies. The study emphasis is on the intellectual journeys of Paul Otlet and Suzanne Briet. The goal is to demonstrate how both authors forged the concept of documentation and how it has been the subject of debate among so-called neo-documentalists. The conclusion shows how neo-documentalists trace Otlet and Briet’s tools for developing their thesis. From the literature gathered, it is possible to understand that the neo-documentalists can be allocated in two groups. The first group looks for understanding classics documentation as a source for better reflection on the document concepts related to activities and practices of Information Science professionals. The second group includes those who see documents as a fertile field for philosophical reflections in which to try to understand documents as a socio-historical construct wrapped in power relations that are not always so easily perceived.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2669
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