DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PRODUÇÃO DE MATERIAIS A PARTIR DA RECICLAGEM: ESTUDO DE CASO: AREIA FEITA A PARTIR DE GARRAFAS DE VIDRO EM FERNANDO DE NORONHA
Decreto Noronha Plástico Zero
Arquitetura
Sustentabilidade
Material de construção
Reaproveitamento de resíduo sólido
Sustainability
Sustainable construction material
Sand with glass bottles
Noronha Zero Plastic Decree
Fernando de Noronha
Abstract
O processo de fabricação de areia a partir da reciclagem de garrafas de vidro em Fernando de Noronha é analisado no presente trabalho como uma solução ao problema do crescente aumento dos resíduos sólidos que tem causado impactos ambientais negativos no mundo e ao longo da história com a disposição inadequada e seu aumento descontrolado. Pela localização afastada do continente e a natureza excepcional da ilha a sustentabilidade se apresenta através de diferentes ações que estão propostas no Decreto Noronha Plástico Zero com o objetivo mudar o comportamento da população e evitar o uso do plástico, entre outras iniciativas que orientam ao cuidado e bom uso dos recursos naturais. A pesquisa descreve o processo de geração de areia como material de construção a partir do aproveitamento de garrafas de vidro, acompanhado de um estudo de suas características e propriedades. As informações sobre os resíduos sólidos urbanos no Brasil, os conceitos de sustentabilidade na arquitetura e a economia circular constituem a estrutura de suporte do trabalho proposto. O objetivo desta pesquisa é avaliar e promover a utilização de tecnologias sustentáveis na construção, destacando as possibilidades da economia circular nos resíduos sólidos urbanos para a fabricação de componentes construtivos e satisfação das necessidades habitacionais, analisando o potencial da reciclagem do vidro para sustentabilidade financeira e inclusão social para, posteriormente, ser replicado em outras comunidades.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
NIEVA DEL CASTILLO, Juliana Manuela. Desenvolvimento sustentável e produção de materiais a partir da reciclagem: estudo de caso: areia feita a partir de garrafas de vidro em Fernando de Noronha. 2021. 170 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Areia com garrafas de vidroDecreto Noronha Plástico Zero
Arquitetura
Sustentabilidade
Material de construção
Reaproveitamento de resíduo sólido
Sustainability
Sustainable construction material
Sand with glass bottles
Noronha Zero Plastic Decree
Fernando de Noronha