Metadata
Show full item record
O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: UMA PROPOSTA APLICADA À APRENDIZAGEM DE ELETRICIDADE
Eletricidade
Deficiência visual
Material didático
Inclusive education
Electricity
Visually impaired
Courseware
Abstract
A construção de uma visão que remete a aspectos inclusivos é necessária em todos os âmbitos sociais. No contexto educacional, a inclusão escolar é uma forma de materialização desta visão, que pode ser efetivada por meio da utilização de práticas pedagógicas específicas. No que diz respeito a educação abrangida nas turmas do Ensino Médio, a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de eletricidade, é a temática central deste trabalho. A forma de inclusão defendida neste trabalho, ocorre por meio da aplicação de alguns materiais didáticos criados para o ensino de tópicos de eletricidade; sendo estes elaborados de forma ampla, pois podem ser utilizados tanto por discentes cegos e com baixa visão, quanto por aqueles que não apresentem deficiência visual. A construção dos materiais é precedida da discussão de assuntos pertinentes ao tema do trabalho, seguida da apresentação de materiais e valores para compra, além de manuais e propostas individuais de aplicação. Este trabalho resulta, por fim, em uma proposta de aplicação dos materiais criados, onde espera-se que sua futura adesão, contribua para a minimização de qualquer dificuldade atrelada a aprendizagem dos conceitos abordados.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Educação inclusivaEletricidade
Deficiência visual
Material didático
Inclusive education
Electricity
Visually impaired
Courseware