CORPOS, INFÂNCIAS E SUAS VERSÕES SUPER-HERÓICAS: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação infantil
Educação física
Infância
Educação infantil
Educação física
Childhood
Children´s education
Physical education
Abstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência na Educação Infantil desenvolvida na disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino I (PPE I), ofertada pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói - RJ, no ano de 2018. O projeto foi realizado no Colégio Universitário Geraldo Reis - Educação Infantil, uma instituição também vinculada à UFF, onde trabalha com grupos multietários, dividido por crianças de 3, 4 e 5 anos, com exceção da turma de acesso, composta por crianças de dois anos. As propostas descritas neste trabalho foram elaboradas dentro do tema “Super-heróis”. Esse projeto ocorreu em três momentos dos quais foram constituídos mediante aos acontecimentos que surgiam em cada encontro. A fundamentação teórica deste trabalho se deu em três temas: no primeiro, consideramos infância como experiência a partir dos estudos de Abramowicz, Levcovitz e Rodrigues (2009) e a criança como protagonista no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento motor quanto a importância do exercício da escuta, segundo Ewald, Martins e Mello (2020); no segundo, nos baseamos nos estudos da Wiggers (2003) sobre corpos e infâncias e ao uso do desenho no fazer pedagógico; e no terceiro, aprofundamos a discussão a partir da questão de gênero através das contribuições de Wiggers (2004), refletindo sobre os desenhos das meninas. Os caminhos percorridos a partir dessa experiência até a construção deste trabalho contribuíram para novas percepções de infâncias, corpo e as mudanças pelas quais estamos sujeitos a vivenciar por meio das experimentações.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
RODRIGUES, Iara Mirella de Souza. Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
InfânciasEducação infantil
Educação física
Infância
Educação infantil
Educação física
Childhood
Children´s education
Physical education