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ANTIPARTÍCULAS NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS E PROPOSTAS DE ABORDAGEM
Abstract
A Física de Partículas Elementares compõe uma das grandes áreas da pesquisa científica. Nesta perspectiva, compreendida a incorporação da área pela BNCC, buscou-se aspectos ligados à contemporaneidade que fossem capazes de conectá-la aos estudantes da Educação Básica. Tendo visto o grande potencial correlativo dos assuntos relacionados à antimatéria, desde o entretenimento à tecnologia, as antipartículas demonstram ser um tópico fascinante e interessante a fim de ser utilizado introdutoriamente à Física de Partículas. Assim, com o objetivo de avaliar a abordagem desse tópico no principal material didático utilizado nas escolas como guia das disciplinas, o Livro Didático, este trabalho promoveu o levantamento bibliográfico do desenvolvimento do assunto. O levantamento foi realizado em 12 livros recomendados pelo PNLD 2018, sendo observados três fatores principais: contextualização do tema; processos de produção e aniquilação de pares; e aplicações. Percebido uma abordagem superficial na maioria das obras e, por vezes, sem consenso entre elas, foi elaborado um material de apoio sobre Partículas e Antipartículas, em que, inicialmente, foi realizada uma contextualização histórica sobre a descoberta do pósitron, seguida da explicação da produção e aniquilação de pares e, por fim, foram apresentados estudos, aplicações (na medicina e na produção de energia) e a presença das antipartículas no cotidiano. Procurou-se, também, fazer analogias a obras de ficção científica, esclarecendo as possibilidades e impossibilidades dos acontecimentos.
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