VIAGENS E NARRATIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA (DES)FORMAÇÃO DOCENTE: (RE)INVENÇÃO DE MIM E DE NÓS
Gênero
Sexualidade
(Des)formação de Professoras/es
Pesquisaviagem
Narrativa
Gênero
Sexualidade
Narratives
Gender
Sexuality
Teachers (De)training
Trip-Research
Abstract
O textotese (des)tece resultados de uma pesquisaviagem sobre formação de professoras/es na
perspectiva do Curso Ensino e gênero: perspectivas transversais, desenvolvido na Bacia do
Jacuípe, mais especificamente em Mairi, Bahia. Textotese alinhavado por fios narrativos,
assumindo as narrativas como singularesplurais e individuaiscoletivas, registradas por meios
das conversas com professoras e equipe gestora que atuaram como cursistas e coordenadoras
da formação. Conversas entendidas como um dispositivo de pesquisaviagem que se configurou
como uma possibilidade contra-hegemônica para pensarpraticar a produção de conhecimento
científico mais rizomática e ecológica ao mesmo tempo em que possibilitou a escuta, a
presença, o reconhecimento dos “eus” e dos “nós” como indispensáveis no processo da pesquisa
narrativa. A pesquisa narrativa como método de investigação possibilitou compreender as
narrativas como um movimento de investigaçãoformação, podendo ser tanto um acontecimento
como um método. A narrativa é o acontecimento em movimento. Nessa direção, a pesquisa
narrativa contribui com a ruptura da visão reducionista do processo e percursos de
(re)construção do conhecimento e nos aproxima das primícias de pensarviversentir a vida e a
profissão. Método como traçado, feito ao caminhar, por isso, capaz de apontar novos-outros
caminhos sempre (re)inventados e (re)criados nas experiências, nas multiplicidades, nas
singularidades, nas relações cotidianas e no ato de pesquisarviajar. Desse modo, trabalhar com
conversas e narrativas, como dispositivo da pesquisaviagem, é um convite à produção de outros
processos de (des)formação docente experienciados pelas professoras no Curso Ensino e
Gênero: perspectivas transversais. A presente pesquisaviagem tem como objetivo central trazer
à cena os modos como os saberesfazeres do Curso Ensino e gênero: perspectivas transversais
interpelaram as professoras cursistas, (des)construindo verdades e as (re)posicionando
cotidianamente em suas práticas pedagógicas. Não me propus, ao chegar ao porto, dar a
pesquisaviagem como encerrada e elaborar uma consideração final, mas apontar pistas e
indícios de fios narrativos que sinalizam para processos de (des)formação como espaçotempo
de possiblidades, de desmantelamentos e de desenquadramentos de uma visão monocultural de
produzir conhecimentos, saberes, de perceber e valorizar corposvidas que em suas
multiplicidades e diferenças se recusam a assumir uma identidade-forma única como modos de
serestar no/com o mundo. Corposvidas que se insinuam entre tessituras, disputas, conexões e
tramas múltiplas potencializadas nas negociações, hibridizações, no entre, nos intermezzos onde
pulsam devires e (re)existências. As pistas resultados do estudo apontam ainda para escapes,
linhas de fugas, negociação, transformando e (re)inventando corposvidas vão se produzindo as
potências da vida sempre em devir, em estado de inacabamento, em aberto, ou seja, corposvidas
performances que (re)existem e operam a partir de novas hibridizações e que mudam com o
mundo e com os devires das (des)arrumações do território existencial que vão constituindo
nossa maneira de serestar no mundo, de vivê-lo e problematizá-lo.
[Texto sem Formatação]
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Document type
TeseSource
SOUSA, Nilcelio Sacramento de. Viagens e narrativas sobre gênero e sexualidade na (des)formação docente: (re)invenção de mim e de nós. 2022. 311f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
NarrativasGênero
Sexualidade
(Des)formação de Professoras/es
Pesquisaviagem
Narrativa
Gênero
Sexualidade
Narratives
Gender
Sexuality
Teachers (De)training
Trip-Research