xmlui.metadata.dc.contributor.author | Sousa, Nilcelio Sacramento de | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2022-11-07T12:02:47Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2022-11-07T12:02:47Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | SOUSA, Nilcelio Sacramento de. Viagens e narrativas sobre gênero e sexualidade na (des)formação docente: (re)invenção de mim e de nós. 2022. 311f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26816 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | O textotese (des)tece resultados de uma pesquisaviagem sobre formação de professoras/es na
perspectiva do Curso Ensino e gênero: perspectivas transversais, desenvolvido na Bacia do
Jacuípe, mais especificamente em Mairi, Bahia. Textotese alinhavado por fios narrativos,
assumindo as narrativas como singularesplurais e individuaiscoletivas, registradas por meios
das conversas com professoras e equipe gestora que atuaram como cursistas e coordenadoras
da formação. Conversas entendidas como um dispositivo de pesquisaviagem que se configurou
como uma possibilidade contra-hegemônica para pensarpraticar a produção de conhecimento
científico mais rizomática e ecológica ao mesmo tempo em que possibilitou a escuta, a
presença, o reconhecimento dos “eus” e dos “nós” como indispensáveis no processo da pesquisa
narrativa. A pesquisa narrativa como método de investigação possibilitou compreender as
narrativas como um movimento de investigaçãoformação, podendo ser tanto um acontecimento
como um método. A narrativa é o acontecimento em movimento. Nessa direção, a pesquisa
narrativa contribui com a ruptura da visão reducionista do processo e percursos de
(re)construção do conhecimento e nos aproxima das primícias de pensarviversentir a vida e a
profissão. Método como traçado, feito ao caminhar, por isso, capaz de apontar novos-outros
caminhos sempre (re)inventados e (re)criados nas experiências, nas multiplicidades, nas
singularidades, nas relações cotidianas e no ato de pesquisarviajar. Desse modo, trabalhar com
conversas e narrativas, como dispositivo da pesquisaviagem, é um convite à produção de outros
processos de (des)formação docente experienciados pelas professoras no Curso Ensino e
Gênero: perspectivas transversais. A presente pesquisaviagem tem como objetivo central trazer
à cena os modos como os saberesfazeres do Curso Ensino e gênero: perspectivas transversais
interpelaram as professoras cursistas, (des)construindo verdades e as (re)posicionando
cotidianamente em suas práticas pedagógicas. Não me propus, ao chegar ao porto, dar a
pesquisaviagem como encerrada e elaborar uma consideração final, mas apontar pistas e
indícios de fios narrativos que sinalizam para processos de (des)formação como espaçotempo
de possiblidades, de desmantelamentos e de desenquadramentos de uma visão monocultural de
produzir conhecimentos, saberes, de perceber e valorizar corposvidas que em suas
multiplicidades e diferenças se recusam a assumir uma identidade-forma única como modos de
serestar no/com o mundo. Corposvidas que se insinuam entre tessituras, disputas, conexões e
tramas múltiplas potencializadas nas negociações, hibridizações, no entre, nos intermezzos onde
pulsam devires e (re)existências. As pistas resultados do estudo apontam ainda para escapes,
linhas de fugas, negociação, transformando e (re)inventando corposvidas vão se produzindo as
potências da vida sempre em devir, em estado de inacabamento, em aberto, ou seja, corposvidas
performances que (re)existem e operam a partir de novas hibridizações e que mudam com o
mundo e com os devires das (des)arrumações do território existencial que vão constituindo
nossa maneira de serestar no mundo, de vivê-lo e problematizá-lo. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Viagens e narrativas sobre gênero e sexualidade na (des)formação docente: (re)invenção de mim e de nós | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Tese | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Narrativas | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Gênero | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | (Des)formação de Professoras/es | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Pesquisaviagem | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Narrativa | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Gênero | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Sexualidade | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Narratives | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Gender | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Sexuality | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Teachers (De)training | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Trip-Research | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | The text-thesis (un)weaves the results of a ‘research trip’ on teacher training in the perspective
of the course ‘Teaching and gender: transversal perspectives’, developed in the Jacuípe Basin,
more specifically in Mairi, Bahia. Text-thesis tacked by narrative threads, assuming the
narratives as singulars-plural and individual-collective, recorded through conversations with
teachers and management team who acted as course participants and coordinators of training.
Conversations understood as a research-trip device that was configured as a counter-hegemonic
possibility to think and practice the production of scientific knowledge more rhizomatic and
ecological at the same time that it made possible the listening, the presence, the recognition of
the “self” and the “us” as indispensable in the process of narrative research. Narrative research
as a method of investigation made it possible to understand narratives as a movement of
investigation-formation, which can be both an event and a method. The narrative is the event
in motion. In this direction, the narrative research contributes to the rupture of the reductionist
vision of the process and paths of (re)construction of knowledge and brings us closer to the
beginnings of thinking about living and feeling life and the profession. A method as a trace,
made while walking, therefore, capable of pointing out new-other paths that are always
(re)invented and (re)created in experiences, in multiplicities, in singularities, in everyday
relationships and in the act of researching and traveling. In this way, working with
conversations and narratives, as a research-travel device, is an invitation to produce other
processes of teacher (de)training experienced by teachers in the Teaching and Gender Course:
transversal perspectives. The main objective of this research trip is to bring to the scene the
ways in which the know-how of the course Teaching and Gender: transversal perspectives
challenged the course teachers, (de)constructing truths and (re)positioning them daily in their
pedagogical practices. Upon arriving at the port, I did not propose to end the research-trip and
elaborate a final consideration, but to point out clues and indications of narrative threads that
point to processes of (dis)formation as a space-time of possibilities, dismantling and disframing
of a vision monocultural way of producing knowledge, knowledge, perceiving and valuing
bodies-lives that, in their multiplicities and differences, refuse to assume a unique identity-form
as ways of being in/with the world. Bodies-lives that insinuate themselves between weavings,
disputes, connections and multiple plots potentiated in negotiations, hybridizations, in between,
in the intermezzos where becomings and (re)existences pulsate. The clues resulting from the
study also point to escapes, lines of escape, negotiation, transforming and (re)inventing bodies-
lives, the potencies of life are produced, always in becoming, in a state of unfinished, open, that
is, bodies-lived performances that (re-) exist and operate from new hybridizations that change
with the world and with the becomings of the (dis)arrangements of the existential territory that
constitute our way of being in the world, of living it and problematizing it. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Rangel, Mary Therezinha | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor2 | Pérez, Carmen Lúcia Vidal | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor-co1 | Caetano, Marcio | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Silva, Ana Lúcia Gomes da | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Silva Junior, Jonas Alves da | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee3 | Andrade, Nivea Maria da Silva | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee4 | Sepúlveda, Denize de Aguiar Xavier | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee5 | Schueler, Alessandra Frota Martinez | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 311 p. | pt_BR |