A IMAGEM DO RIO DE JANEIRO RETRATADA NOS FILMES RIO E RIO 2
Turismo
Imagem
Imaginário
Rio de Janeiro
Turismo
Rio de Janeiro (RJ)
Imagem
Cinema
Movies
Tourism
Image
Imaginary
Rio de Janeiro
Gonçalves, Gláucia da Silva | Posted on:
2016
Abstract
Este trabalho aborda a convergência entre o turismo e o cinema e o desenvolvimento de um novo segmento que é o turismo cinematográfico. Trata de seus efeitos como atividade econômica e como a indústria cultural e o turismo estão entrelaçados. O cinema possui influência significativa no imaginário turístico do público que assiste às produções audiovisuais em que são retratadas paisagens naturais, comportamento humano e diversidade cultural. O imaginário turístico e social é construído a partir do que as pessoas acessam nos meios de comunicação até o que permeia na sociedade por meio das escolas, empresas e até na família. A relação entre o turismo e os imaginários se estabelece a partir do que é divulgado dos destinos turísticos no qual influencia na decisão do turista em escolher aquele lugar para visitar. O objeto de estudo deste trabalho é a franquia da animação Rio, com os filmes Rio (2011) e Rio 2 (2014) sobre os quais foram realizadas análises fílmicas, observando os aspectos retratados como: a biodiversidade, morfologia, ações dos personagens, conteúdo, cultura local e estereótipos e clichês. Realizou-se ainda, uma entrevista com o gestor de uma agência de turismo receptivo, bem como entrevistas informais e observações como cliente oculta em quatro agências de viagens e turismo. Foram aplicados também questionário online, em português, para brasileiros que residem fora do estado do Rio de Janeiro e em inglês para estrangeiros que assistiram aos filmes. Os resultados indicam que os aspectos observados na análise fílmica estão relacionados com o contexto histórico e social da cidade no qual os filmes se construíram. A entrevista e as observações a respeito das agências e os questionários permitem afirmar que os filmes Rio contribuem para o desenvolvimento de city tours e pode influenciar o público ao escolher o Rio de Janeiro como destino turístico
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
CinemaTurismo
Imagem
Imaginário
Rio de Janeiro
Turismo
Rio de Janeiro (RJ)
Imagem
Cinema
Movies
Tourism
Image
Imaginary
Rio de Janeiro
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: