ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA DEMANDA DO TURISMO EM PETRÓPOLIS/RJ A PARTIR DO CONCEITO DE DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE
Inovação
Sustentabilidade
Acessibilidade
Tecnologia
Petrópolis
Turismo
Destino (Turismo)
Inovação tecnológica
Acessibilidade ao meio fisico
Smart Tourist Destination
Innovation
Sustainability
Accessibility
Technology
Petrópolis
Abstract
Atualmente, com a expansão das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no cotidiano, nota-se um avanço relevante na utilização destes recursos para melhorar a qualidade de vida da população urbana. No âmbito do turismo, estes meios estão sendo estabelecidos para atender um novo do perfil de turistas que com seus smartphones e gadgets procuram destinos cada vez mais sustentáveis, integrados, tecnológicos, inclusivos, acessíveis e inteligentes. Assim, surge o conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI), trazendo soluções para as adversidades já existentes decorrentes do crescimento urbano e visando a melhoria não só da experiência do visitante, mas também de instâncias de governança para que a população amplie as tomadas de decisão, impulsionando um planejamento estratégico para o avanço e competitividade do destino. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo verificar se o destino Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, é considerado um destino turístico inteligente por turistas que o visitaram nos anos de 2018 e 2019. A cidade foi avaliada por turistas de acordo com as dimensões de DTI: sustentabilidade, acessibilidade, tecnologia e inovação, definidas no modelo teórico desenvolvido na Espanha pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGITTUR, 2016). A cidade de Petrópolis foi escolhida por sua relevância como destino turístico do estado e por ter implantado em 2017 o Projeto Destinos Turísticos Inteligentes. Para alcançar o objetivo pretendido foi aplicada uma pesquisa quantitativa do tipo survey a uma amostra de 303 turistas, com 255 respostas válidas. A análise dos dados foi feita por meio de técnicas de estatística descritiva e para a análise das correlações entre as dimensões e a percepção de Petrópolis como um DTI, foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados obtidos indicam que a dimensão na qual a cidade foi melhor avaliada por turistas foi a sustentabilidade e onde a cidade teve a avaliação mais fraca foi a acessibilidade. Logo, a partir da pesquisa, conclui-se que os investimentos realizados até o momento ainda não se traduziram em percepções favoráveis, necessitando de mais investimentos e planejamentos estratégicos para que o destino seja percebido pelos turistas como um destino turístico inteligente.
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Document type
DissertaçãoSource
MONDÊGO, Lisia Christine Oliveira. Análise da percepção da demanda do turismo em Petrópolis/RJ a partir do conceito de Destino Turístico Inteligente. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Programa de Pós-graduação em Turismo, Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Destino Turístico InteligenteInovação
Sustentabilidade
Acessibilidade
Tecnologia
Petrópolis
Turismo
Destino (Turismo)
Inovação tecnológica
Acessibilidade ao meio fisico
Smart Tourist Destination
Innovation
Sustainability
Accessibility
Technology
Petrópolis