Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2686
Title: Educação patrimonial nos arquivos
Authors: Alvarenga, Cláudia Lopes de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Neves, Lindalva Rosinete Silva
metadata.dc.contributor.members: Lück, Esther Hermes
Fonseca, Vitor Manoel Marques da
Issue Date: 2017
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo estudar e divulgar como age a Educação Patrimonial nos Arquivos, a importância que a abertura dos arquivos pode proporcionar aos estudantes, pesquisadores e cidadãos comuns, tanto no aprendizado didático quanto no resgate da memória coletiva. Destacou-se também a importância dos Arquivos Históricos e as atividades implementadas com sucesso com o intuito de atrair estudantes e cidadãos dispostos a interagir com o conhecimento e cultura ali guardados e o quanto esse aprendizado pode trazer benefícios no que concerne o conhecimento da História através da didática aplicada. Além disso, mostrou-se a necessidade da difusão cultural como instrumento de divulgação para a abertura dos Arquivos, difusão essa ainda tão inexpressiva no meio arquivístico, não deixando de mencionar a relevância dos meios necessários, das mídias e instrumentos de apoio para o marketing promocional. Justamente buscando uma compreensão acerca do conhecimento da Educação Patrimonial nos Arquivos, ou da ausência dele, foi realizada uma breve pesquisa de campo entre os alunos do curso de Arquivologia da UFF- Universidade Federal Fluminense através de um questionário, no qual apresentaremos o resultado ao longo deste trabalho.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to study and disclose how is the acting of Patrimonial Education in Archives, how important is the opening of archives for provide, researchers and ordinary citizens, not only in didactic learning but also in the recovery of collective memory. It also highlighted the importance of Historical Archives and the activities successfully implemented with the intention to attract students and citizens willing to interact with the knowledge and culture there saved and how much this learning can benefit from the knowledge of History through teaching applied. Besides that, it demonstrated the need for cultural diffusion as a dissemination tool for Archives opening, which is still unimpressive throughout the area, not failing to mention the relevance of the necessary means, of media and support instruments for promotional marketing. Just seeking an understanding of knowledge of Patrimonial Education in Archives, or the lack of it, a brief field research among students of Archivology Course from Universidade Federal Fluminense (UFF) was conducted through a questionnaire, in which we will present the results throughout this work.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2686
Appears in Collections:GGA - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALVARENGA, Cláudia.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons