xmlui.metadata.dc.contributor.author | Souza, Thaís Rabello de | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2022-11-09T10:58:22Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2022-11-09T10:58:22Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | SOUZA, Thaís Rabello de. A revitalização e a reestruturação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INPE) no contexto da reforma do Estado: 1995 a 2002. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26867 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | A presente tese de doutorado resultou de uma pesquisa sobre os processos de revitalização e
reestruturação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP, no período
compreendido entre 1995 e 2002, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Em nossa
perspectiva de análise, consideramos que a Reforma do Estado e da Educação, enquanto
processo mais amplo, desencadeou a revitalização e a reestruturação do INEP entre 1995 e
2002, resultando na sua refuncionalização que, para ser construída e consolidada, necessitou
da atuação de agentes internos (grupo dirigente) e agentes externos ao Instituto, em especial o
Conselho Estadual de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes
Municipais de Educação (Undime) e, em destaque, o Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento (PNUD). Para apreender o objeto como um todo articulado, empregamos as
seguintes metodologias: a) pesquisa bibliográfica realizada a partir dos registros disponíveis,
decorrentes de pesquisas anteriores, em textos da literatura especializada; b) pesquisa
documental, basicamente composta de documentos legais, relatórios do INEP e algumas das
publicações do Instituto cujos conteúdos dos textos ainda não haviam passado por nenhum
tratamento analítico; c) constituição de fontes orais, coletadas por intermédio da técnica de
entrevista, algumas estruturadas e outras não, que serviram para elucidar e cruzar informações
sobre determinados assuntos que se constituíram, mais tarde, enquanto categorias próprias do
objeto. A tese foi estruturada respeitando a cronologia dos fatos e acontecimentos relatados
em quatro capítulos. O capítulo I reconstrói, por intermédio de uma revisão da literatura já
consolidada, a história do INEP vinculada aos organismos internacionais. A seguir, o capítulo
II descreve os processos de revitalização e reestruturação pelos quais o INEP passou entre
1995 e 2002, demonstrando os agentes internos e externos ao Instituto, que mediaram a
condução de certo projeto educacional em que este órgão foi alçado ao status de autarquia
federal para funcionar como ―agência reguladora da educação‖. O capítulo III demonstra
como funcionava a assistência técnica e institucional do Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento (PNUD) ao INEP, bem como, discute a visão dos intelectuais dirigentes
sobre a cooperação internacional. Por último, o capítulo IV busca identificar traços de
mudança e permanência do projeto educacional encabeçado pelos intelectuais do MEC e do
INEP, sobretudo, no que se refere à sedimentação do projeto hegemônico de consolidar uma
―cultura avaliativa‖ no Brasil. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | A revitalização e a reestruturação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INPE) no contexto da reforma do Estado: 1995 a 2002 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Tese | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | INEP | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Reestruturação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Política Educacional | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Cooperação Internacional | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Reestruturação de serviços | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Política educacional | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Cooperação internacional | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | INEP | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Restructuring | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Educational Policy | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | International Cooperation | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | This doctoral thesis was the result of researching on the revitalization and restructuring
processes of the National Institute for Educational Studies and Research (INEP), from 1995 to
2002, during Fernando Henrique Cardoso‘s administration. In our analysis perspective, we
consider that the State and Educational Reform, as a broader process, triggered the
revitalization and restructuring of INEP between 1995 and 2002, resulting in its
refunctionalization, which, in order to be built and consolidated, required the performance of
internal agents (governing group) and external agents of the Institute, especially the State
Council of Secretaries of Education (Consed), the National Union of Municipal Leaders of
Education (Undime) and, in particular, the United Nations Development Program (UNDP).
In order to apprehend the object as an articulated whole, we use the following methodologies:
A) bibliographical research based on the available records, derived from previous research, in
texts from the specialized literature; B) documentary research, basically composed of legal
documents, INEP reports and some of the publications of the Institute which contents of the
texts had not yet undergone any analytical treatment; C) constitution of oral sources, collected
through the technique of interview, some structured and others not, which served to elucidate
and cross information about certain subjects that were later constituted as categories of the
object. The thesis was structured respecting the chronology of the facts and events reported in
four chapters. Chapter I reconstructs, through an already consolidated literature review, the
history of INEP linked to international organizations. Chapter II describes the processes of
revitalization and restructuring through which INEP passed between 1995 and 2002,
demonstrating the internal and external agents to the Institute who mediated the conduct of a
certain educational project in which this body was elevated to the status of autarchy to act as
an "education regulatory agency". Chapter III demonstrates how the technical and
institutional assistance of the United Nations Development Program (UNDP) to INEP
functions as well as discusses the vision of leading intellectuals on international cooperation.
Finally, chapter IV seeks to identify traces of change and permanence of the educational
project headed by the intellectuals of the MEC and INEP, especially with regard to the
sedimentation of the hegemonic project to consolidate an "evaluative culture" inBrazil. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Sepulveda, José Antonio Miranda | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Rummert, Sonia Maria | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee3 | Santos, Jailson dos | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee4 | Melo, Marcelo Paula de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee5 | Alcântara, Alzira Batalha | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 294 p | pt_BR |