A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: UMA ANÁLISE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR LASSALISTAS
Internacionalização da graduação
Rede La Salle
Princípios Fundamentais Lassalistas
América Latina
Ensino superior
Globalização
América Latina
Internationalization of Higher Education
Internationalization at Undergraduate level
La Salle Network
Lasallian Fundamental Principles
Latin America
Abstract
É possível perceber no início do século XXI o crescimento de iniciativas universitárias em
todo o mundo com o intuito de atender aos desafios da globalização, impulsionando o
fenômeno da internacionalização da educação no nível terciário. Desse modo, esta pesquisa
possui como objetivo analisar a internacionalização do ensino superior a nível de graduação
na América Latina, com base em um estudo de caso da rede La Salle a partir da análise de três
Instituições de Ensino Superior (IES) Lassalistas localizadas na região entre 2010 e 2020, a
fim de compreender em que medida o processo de internacionalização pode ser um
instrumento para promoção de uma educação de qualidade aliada à justiça social e à inclusão.
As universidades selecionadas são aquelas que contabilizam o maior número total de alunos
em cada um dos países com o maior número de IES Lassalistas na região: a mexicana
Universidad La Salle México, a colombiana Universidad de La Salle – Bogotá e a brasileira
Universidade La Salle Canoas. Nesse sentido, o presente estudo visa analisar como as IES
Lassalistas situadas na América Latina e Caribe efetivaram a internacionalização do ensino no
âmbito da graduação entre 2010 e 2020 através da realização de uma análise documental dos
Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) e aplicação de questionário aos
coordenadores dos setores internacionais de cada uma delas, com uso da técnica de análise de
conteúdo. Para tal, foi construído um instrumento analítico do processo de internacionalização
da graduação a nível institucional, fundamentado no arcabouço teórico acerca do tema e nas
práticas regionais para internacionalização. Por fim, questiona-se em que medida as práticas
de internacionalização identificadas convergem com os Princípios Fundamentais Lassalistas
de (I) Fé na Presença de Deus, (II) Respeito por todas as pessoas, (III) Comunidade Inclusiva,
(IV) Educação de qualidade e (V) Preocupação com os pobres e justiça social. Esses
princípios ressaltam a atenção dada ao caráter social das ações da rede e a preocupação com
as comunidades nas quais estão inseridas suas instituições. Acredita-se que as estratégias de
internacionalização da graduação nas IES Lassalistas são múltiplas e diversificadas e que suas
políticas se tornaram mais estruturadas com o passar dos anos. Apesar das diferentes práticas
adotadas por elas, é possível observar no processo de internacionalização das IES analisadas a
dimensão Lassalista, visto que este se torna também um instrumento para promoção de uma
educação de qualidade aliada à inclusão e à justiça social.
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Document type
TeseSource
VIEIRA, Alice Gravelle. A internacionalização da educação na América Latina: uma análise das instituições de ensino superior lassalistas. 2022. 250f. Tese (Doutorado e Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Internacionalização do Ensino SuperiorInternacionalização da graduação
Rede La Salle
Princípios Fundamentais Lassalistas
América Latina
Ensino superior
Globalização
América Latina
Internationalization of Higher Education
Internationalization at Undergraduate level
La Salle Network
Lasallian Fundamental Principles
Latin America