EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO ESCOLAR: DEMANDAS HUMANAS, CONTRADIÇÕES E LIMITES SOCIAIS
Inclusão Escolar
Educação Inclusiva
Estudantes com Deficiência
Teoria Crítica da Sociedade
Educação de adultos
Inclusão escolar
Necessidade educacional especial
Education of Young and Adults
School Inclusion
Inclusive Education
Students with Disabilities
Critical Theory of Society
Abstract
Esta tese de doutorado teve por objeto de estudo a inclusão de estudantes com deficiência na
modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com ênfase nas contradições e limites sociais, e
foi desenvolvida sob o referencial teórico-metodológico da Teoria Crítica da Sociedade e da
Investigação Social Empírica. Considerando que a exclusão do sistema público de ensino, que
historicamente atingiu esses indivíduos, se caracteriza como violência, manifestada pelo
preconceito por meio da segregação decorrente dos limites sociais, este estudo se integra ao
Projeto de Pesquisa ‘Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade’,
coordenado no âmbito nacional e internacional pelo Prof. Dr. José Leon Crochík (USP) e
regionalmente pela Profa. Dra. Valdelúcia Alves da Costa (UFF). O lócus do estudo foi o
Colégio Pedro II (Campi Tijuca II e Engenho Novo II), instituição federal de ensino
localizada na cidade do Rio de Janeiro, tendo por participantes docentes que atuam no
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na
modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), como também os profissionais
atuantes no Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e
estudantes jovens e adultos com deficiência. Os instrumentos de coleta de dados adotados
foram: questionário de caracterização do colégio, entrevistas semiestruturadas e análise
documental. No que se refere ao processo de formação jovens e adultos no PROEJA,
identificamos o compromisso político da instituição com a educação fundamentada nos
princípios dos Direitos Humanos que, em articulação com a atuação do NAPNE, contribui
para compreensão e desenvolvimento de práticas inclusivas pelos profissionais, sem negar as
contradições inerentes à relação educação-trabalho na sociedade administrada. Ao
investigarmos os desafios da inclusão de estudantes com deficiência na EJA, destacam-se: o
enfrentamento às barreiras atitudinais desencadeadas pelo preconceito que repercutem na
introjeção de estereótipos e a superação da centralidade do caráter instrumental que
circunscreve os sentidos e a finalidade dessa modalidade de ensino, considerando a
necessidade de produção da vida material. Os resultados desta tese afirmam que a inclusão
escolar, preconizada pelos marcos legais e implementada no Colégio Pedro II, contribui para a
experiência com as diferenças cognitivas, sensoriais, físicas, étnico-raciais, intergeracionais,
dentre outras e, consequentemente, para a formação humana e o desenvolvimento da
autonomia, com vistas à emancipação e humanização de estudantes jovens e adultos com
deficiência considerados em situação de inclusão da instituição.
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Document type
TeseSource
FREITAS, Márcia da Silva. Educação de Jovens e Adultos com Deficiência e inclusão escolar: demandas humanas, contradições e limites sociais. 2022. 233f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Educação de Jovens e AdultosInclusão Escolar
Educação Inclusiva
Estudantes com Deficiência
Teoria Crítica da Sociedade
Educação de adultos
Inclusão escolar
Necessidade educacional especial
Education of Young and Adults
School Inclusion
Inclusive Education
Students with Disabilities
Critical Theory of Society