• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Doutorado.Tese.Márcia.18-10-20... (2.686Mb)

Collections
  • POSEDUC - Teses - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO ESCOLAR: DEMANDAS HUMANAS, CONTRADIÇÕES E LIMITES SOCIAIS
Freitas, Márcia da Silva
Abstract
Esta tese de doutorado teve por objeto de estudo a inclusão de estudantes com deficiência na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com ênfase nas contradições e limites sociais, e foi desenvolvida sob o referencial teórico-metodológico da Teoria Crítica da Sociedade e da Investigação Social Empírica. Considerando que a exclusão do sistema público de ensino, que historicamente atingiu esses indivíduos, se caracteriza como violência, manifestada pelo preconceito por meio da segregação decorrente dos limites sociais, este estudo se integra ao Projeto de Pesquisa ‘Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade’, coordenado no âmbito nacional e internacional pelo Prof. Dr. José Leon Crochík (USP) e regionalmente pela Profa. Dra. Valdelúcia Alves da Costa (UFF). O lócus do estudo foi o Colégio Pedro II (Campi Tijuca II e Engenho Novo II), instituição federal de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro, tendo por participantes docentes que atuam no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), como também os profissionais atuantes no Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e estudantes jovens e adultos com deficiência. Os instrumentos de coleta de dados adotados foram: questionário de caracterização do colégio, entrevistas semiestruturadas e análise documental. No que se refere ao processo de formação jovens e adultos no PROEJA, identificamos o compromisso político da instituição com a educação fundamentada nos princípios dos Direitos Humanos que, em articulação com a atuação do NAPNE, contribui para compreensão e desenvolvimento de práticas inclusivas pelos profissionais, sem negar as contradições inerentes à relação educação-trabalho na sociedade administrada. Ao investigarmos os desafios da inclusão de estudantes com deficiência na EJA, destacam-se: o enfrentamento às barreiras atitudinais desencadeadas pelo preconceito que repercutem na introjeção de estereótipos e a superação da centralidade do caráter instrumental que circunscreve os sentidos e a finalidade dessa modalidade de ensino, considerando a necessidade de produção da vida material. Os resultados desta tese afirmam que a inclusão escolar, preconizada pelos marcos legais e implementada no Colégio Pedro II, contribui para a experiência com as diferenças cognitivas, sensoriais, físicas, étnico-raciais, intergeracionais, dentre outras e, consequentemente, para a formação humana e o desenvolvimento da autonomia, com vistas à emancipação e humanização de estudantes jovens e adultos com deficiência considerados em situação de inclusão da instituição.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
FREITAS, Márcia da Silva. Educação de Jovens e Adultos com Deficiência e inclusão escolar: demandas humanas, contradições e limites sociais. 2022. 233f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Subject(s)
Educação de Jovens e Adultos
Inclusão Escolar
Educação Inclusiva
Estudantes com Deficiência
Teoria Crítica da Sociedade
Educação de adultos
Inclusão escolar
Necessidade educacional especial
Education of Young and Adults
School Inclusion
Inclusive Education
Students with Disabilities
Critical Theory of Society
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26870
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram