Metadata
Show full item record
O JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
Jogo didático
História da física
Física
Physics teaching
Teaching game
History of physics
Abstract
Com o intuito de melhorar a maneira como a Física tem sido abordada no Ensino Médio, na região do Noroeste Fluminense, pesquisamos opções viáveis para serem utilizadas em sala de aula. Com a intenção de tornar o estudo conceitual da Física mais interessante e dinâmico para o aluno, utilizamos como plano de fundo a História da Física. Esta escolha foi feita por acreditarmos que é essencial conhecermos as grandes motivações que impulsionaram o desenvolvimento da ciência e também por ser um tópico que consegue aumentar ou até mesmo despertar o interesse das pessoas. Desenvolvemos um jogo didático, “Brincando com a Física”, tomando por base os ideais de Lev Semenovitch Vygotsky e John Dewey para um método educativo diferenciado, de forma que o aluno construa seu próprio conhecimento e o professor seja um guia do mesmo. Neste jogo são então abordados os conteúdos referentes a cada série do ensino médio, sendo o conteúdo dividido por série, obtendo com isso três jogos. Surgindo com os questionamentos: é possível aprender Física utilizando um método lúdico? E este método, facilitaria e/ou aumentaria a compreensão do conteúdo por parte dos alunos? Diante dos dados coletados é possível observar que os nossos objetivos foram alcançados.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Ensino de físicaJogo didático
História da física
Física
Physics teaching
Teaching game
History of physics