ALIMENTAÇÃO INFANTIL E MICROBIOTA EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS: REVISÃO SISTEMÁTICA
lactação
fórmula infantil
microbiota
Nutrição infantil
Aleitamento materno
Microbiota
Revisão de múltiplos casos
Substituto do leite materno
criança
lactante
Breast feeding
lactation
infant formula
microbiota
Abstract
A alimentação saudável na primeira infância é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento adequado e para prevenção de diversas patologias. Com base em dados de países entre 2006 e 2018, estimativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mostram situação preocupante da alimentação infantil em nível mundial. Estudos demonstram que a alimentação pode interferir no perfil da microbiota infantil, a qual fica próxima a de um adulto por volta dos 5 anos de idade. OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática de literatura sobre alimentação nos primeiros dois anos de vida e microbiota intestinal de crianças de até cinco anos de idade. MÉTODOS: Foi realizado o levantamento automático (online) e também manual das referências bibliográficas. A identificação das referências na busca online foi realizada nas bases de dados MEDLINE (via PubMed), SCOPUS, SciELO, ISI – Web of Science e LILACS. A busca manual de referências foi realizada a partir das listas de referências dos artigos relevantes selecionados. Os estudos foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: avaliação da alimentação infantil até os 2 anos de idade; avaliação da microbiota até os 5 anos de idade. A seleção dos artigos foi realizada por meio da leitura dos resumos por dois investigadores independentes, cada investigador apresentou seus resultados e os conflitos foram resolvidos por um terceiro leitor, e foram considerados independentemente de sua situação de publicação, data de publicação e idioma. RESULTADOS: Por meio da busca inicial nas cinco bases de dados foram encontrados 1469 artigos. Após a atualização de busca, tivemos o total de 2068 estudos, após a identificação de referências em duplicata e de acordo com os critérios de inclusão, 98 artigos foram selecionados para essa revisão sistemática tendo seus dados extraídos. Dentre os 98 artigos incluídos, 45 (45,9%) foram classificados como estudos de intervenção e 53 (54,1%) do tipo observacional. Dentre os estudos observacionais, a grande maioria comparou bebês em aleitamento materno exclusivo com bebês alimentados com fórmula padrão ou com alimentação complementar. Dentre os estudos de intervenção, não foram identificados estudos avaliando potencial efeito de aspectos da alimentação complementar sobre a microbiota infantil, e 40 estudos tiveram como comparação grupos de bebês amamentados exclusivamente, alimentação mista (amamentados e com uso de fórmula) e fazendo uso de fórmula suplementada, em grande parte essas fórmulas eram suplementadas com oligossacarídeos, frutooligossacarídeos e probióticos ou prebióticos não identificados no texto. CONCLUSÃO: A literatura nos mostra que a microbiota infantil é um ecossistema complexo, composto por numerosos gêneros, espécies e cepas de diversas bactérias,
influenciada pela amamentação, a qual induz o desenvolvimento de uma flora rica em Bifidobacterium spp. e Lactobaccilus spp. no estágio inicial da vida. A indústria vem a cada dia melhorando as características das fórmulas infantis, a fim de aproximar seus efeitos ao do aleitamento materno, porém precisamos nos atentar que o aleitamento materno continua sendo padrão ouro em alimentação até os 6 meses de idade de forma exclusiva e complementar até pelo menos 2 anos de idade. Vale ressaltar a necessidade de realização de outras pesquisas para melhor avaliação do perfil da microbiota intestinal, principalmente com foco na alimentação complementar, tendo em vista que não encontramos estudos de intervenção com avaliação desse tipo de alimentação, e dentre os observacionais, foram poucos os estudos que consideraram esses dados. A avaliação da relação da alimentação complementar e a microbiota intestinal infantil poderia nos mostrar resultados interessantes relacionados a alterações na microbiota intestinal em crianças até os 5 anos de idade, já que é nessa fase que a microbiota está se estabilizando após ter sofrido diversas mudanças causadas principalmente pela alimentação e tornando-se próxima a de um adulto.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
CARVALHO, Juliana Costa Peçanha de. Alimentação infantil e microbiota em crianças menores de 5 anos: revisão sistemática. 2021. 65 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Nutrição) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição, Faculdade de Nutrição, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Subject(s)
Amamentaçãolactação
fórmula infantil
microbiota
Nutrição infantil
Aleitamento materno
Microbiota
Revisão de múltiplos casos
Substituto do leite materno
criança
lactante
Breast feeding
lactation
infant formula
microbiota