AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA VARIAÇÃO DO TEOR DE ZINCO NAS PROPRIEDADES DAS LIGAS METÁLICAS BIOCOMPATÍVEIS DO SISTEMA MG-ZN-MN-CA
Liga de magnésio
Nanoindentação
Zinco
Manganês
Cálcio
Liga (Metalurgia)
Ligas biocompatíveis
Fusão de ligas
Engenharia Metalúrgica
Produção intelectual
Inductive fusion
Magnesium alloy
Nanoidentation
Zinc
Manganese
Calcium
Abstract
A aplicação das ligas a base de magnésio como biomaterial vem crescendo cada vez mais por elas possuírem características que as aproximam dos tecidos ósseos, como baixo módulo de elasticidade e baixa densidade, além de apresentarem, também, boas ductilidade e resistência mecânica e excelente biocompatibilidade. Neste trabalho, propõese a obtenção de ligas biocompatíveis do sistema MgZnMnCa por fusão indutiva em fornos de alta potência com proteção de sais alcalinos. A fusão utilizou o forno Pillar MK* 300 kW, 1200Hz e deu origem às ligas que são objeto desse estudo, L2 (Mg2Zn0,2Mn0,2Ca) e L4 (Mg4Zn0,2Mn0,2Ca) que, tratadas por 24 hora à temperatura de 400 °C, deram origem às ligas L2R e L4R. As análises químicas foram realizadas utilizando a técnica de espectroscopia de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP – OES). As microscopias: eletrônica e óptica e os ensaios de raios X foram utilizados para a caracterização metalúrgica. Os ensaios de microdureza e os ensaios de Nanoindentação definiram as propriedades mecânicas. As propriedades corrosivas foram definidas com os ensaios de perda de massa, de evolução de hidrogênio, de potencial em circuito aberto e polarização em SBF (Simulated Body Fluid). Os resultados obtidos evoluíram da liga L2 para liga L4R da seguinte forma: o tamanho de grão reduziu de 203 para 83 µm, a dureza incrementou de 39 para 67 HV, a taxa de degradação reduziu de 8,9 para 5,05 mg/cm² em 240 horas em SBF. Concluise que as ligas apresentam uma boa resposta na evolução das propriedades corrosivas em condições que simulam as do corpo humano, evolução que também é notória nas propriedades mecânicas conforme o teor de zinco é incrementado e conforme são tratadas termicamente.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
FERNANDES, Márcio Teodoro. Avaliação dos efeitos da variação do teor de zinco nas propriedades das ligas metálicas biocompatíveis do sistema Mg-Zn-Mn-Ca. 2020. 122 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Metalúrgica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.Subject(s)
Fusão indutivaLiga de magnésio
Nanoindentação
Zinco
Manganês
Cálcio
Liga (Metalurgia)
Ligas biocompatíveis
Fusão de ligas
Engenharia Metalúrgica
Produção intelectual
Inductive fusion
Magnesium alloy
Nanoidentation
Zinc
Manganese
Calcium