ANÁLISE DA QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA DO NAVIO DA MARINHA DO BRASIL (CORVETA CLASSE BARROSO – V34) E MÉTODOS DE MITIGAÇÃO BASEADOS EM FILTROS ATIVOS
Filtros ativos
Instabilidade de tensão
Sistemas de geração e distribuição de energia
Navio
Distorções Harmônicas
Energia elétrica
Geração de energia
Distribuição de energia
Navio
Power quality
Active Filters
Voltage instability
Power generation and distribution systems
Ship
Harmonic Distortions
Resumo
Esta pesquisa, realizada por meio de uma metodologia quase-experimental, tem como objetivo principal avaliar a qualidade da energia elétrica fornecida pelos Grupos Geradores instalados a bordo do Navio da Marinha do Brasil, denominado Corveta “Barroso”, a fim de propor soluções viáveis que possam contribuir para mitigar os efeitos indesejados causados pela instabilidade de tensão, corrente, frequência, fator de potência e injeção excessiva de componentes harmônicas nos sistemas de geração e distribuição do Navio. Com a finalidade de mitigar as distorções harmônicas no sistema elétrico de bordo e, consequentemente, compensar as distorções de corrente, a potência reativa e os desbalanços de corrente, decorrentes de cargas não lineares e, em particular, dos equipamentos mais críticos embarcados, tais como: Retificadores de 24 Vcc; Cargas Especiais (por exemplo, computadores, sensores, armamentos e radar); e Unidades Resfriadoras de Água (URA), foi proposta a implementação de um Filtro Ativo de Potência do tipo Paralelo (Shunt Active Power Filter – SAPF), baseado na Teoria da Potência Reativa Instantânea, conhecida também como IRP p-q (Instantaneous Reactive Power p-q), visto que, ao simular os sistemas de geração e distribuição no Simulink – ferramenta do MATLAB utilizada para simulação, modelagem e análise de sistemas dinâmicos –, verificou-se que as Distorções Harmônicas Totais de Corrente (DHTI ) foram mais significativas, quando comparadas com as Distorções Harmônicas Totais de Tensão (DHTV), ou seja, antes da atuação do SAPF, as DHTI e DHTv apresentaram valores iguais a 25,58 e 1,33%, respectivamente, enquanto, após a inclusão do referido filtro, tais resultados ficaram em torno de 0,50 e 0,02%, simultaneamente. Ao ser implementado o SAPF no sistema, observou-se que a eficiência, calculada a partir da razão entre o módulo da tensão de saída (Vo) e o módulo da tensão de entrada (Vi), não foi comprometida e se manteve, praticamente, constante (Vo/Vi = 436,01Ú450 = 0,9689 ou 96,89%), em relação ao valor encontrado sem a presença do filtro (Vo/Vi = 434,49Ú450 = 0,9655 ou 96,55%) e, sendo assim, houve um acréscimo de apenas 0,34% (diferença entre 96,89% e 96,55%). Após a atuação do filtro, o Fator de Potência Verdadeiro (FPV) do sistema também foi corrigido, de 0,80 para 0,97, resultando em uma melhoria de 21,25%. Considerando o SAPF operando na faixa de frequência compreendida entre 60 e 1.140 Hz (ou 1 ≤ h ≤ 19), a Distorção de Demanda Total (DDT) do sistema foi reduzida de 25,58% para 0,51%.
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
CARDOSO, Elvanger Santos. Análise da qualidade de energia elétrica do navio da Marinha do Brasil (corveta classe barroso – v34) e métodos de mitigação baseados em filtros ativos. 2022. 170 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Montagem Industrial) - Programa de Pós-Graduação em Montagem Industrial, Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Assunto(s)
Qualidade de energiaFiltros ativos
Instabilidade de tensão
Sistemas de geração e distribuição de energia
Navio
Distorções Harmônicas
Energia elétrica
Geração de energia
Distribuição de energia
Navio
Power quality
Active Filters
Voltage instability
Power generation and distribution systems
Ship
Harmonic Distortions