• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TESE FINAL SERAFIM -PPG.pdf (5.140Mb)

Collections
  • POSEDUC - Teses - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
PRÁTICA DOCENTE NA PANDEMIA EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS DO ESPÍRITO SANTO: AQUILOMBAR PARA APRENDER E ENSINAR
Serafim, Olindina Cirilo Nascimento
Abstract
A presente pesquisa discutiu a educação escolar quilombola no contexto das lutas pelos direitos quilombolas no Brasil, tendo como campo duas comunidades quilombolas específicas, em duas escolas quilombolas no Estado do Espirito Santo. Nesse sentido, busquei retratar os dilemas de constituição dessa modalidade escolar que é a educação escolar quilombola, evidenciando as narrativas de três professoras quilombolas, quatro professoras não quilombolas do sistema municipal, e duas professoras da rede estadual não quilombolas que atuavam com a educação escolar quilombola, lideranças quilombolas e técnicos da gestão nas escolas quilombolas e na secretaria municipal de educação dos municípios, onde estão localizadas essas escolas. Buscou-se nessa tentativa evidenciar nas narrativas que as professoras falassem de suas próprias práticas com os sujeitos dessas escolas, crianças, jovens e adultos e no diálogo, destacando os desafios das professoras e as estratégias pedagógicas que elas construíram durante as aulas remotas e no retorno presencial, no contexto da pandemia de Covid 19 no Brasil. O contexto de pesquisa consistiu em duas unidades de ensino: uma delas situada no Norte do estado - EMEIEF “São Jorge”, localizada no quilombo “São Jorge”, município de São Mateus, e a outra no Sul – EMEIEF “Orci Batalha” no quilombo de Cacimbinha, no município de Presidente Kennedy. Com a pandemia, nossos objetivos foram reformulados levando em consideração o período de fechamento das escolas. Realizamos a pesquisa de forma online. Nesse sentido, nossos objetivos se concentraram em trazer para análise o universo da prática docente no ensino remoto; quais os desafios que as docentes das escolas quilombolas no período de pandemia enfrentaram e quais práticas educativas foram realizadas. A metodologia foi orientada pela revisão bibliográfica, análise documental, além do uso de questionários e reuniões online para obter as informações relevantes para a pesquisa. Os resultados obtidos nos deram elementos para composição dessa pesquisa.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
SERAFIM, Olindina Cirilo Nascimento. Prática docente na pandemia em territórios quilombolas do Espírito Santo: aquilombar para aprender e ensinar. 2022. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Subject(s)
Quilombo
Pandemia
Território
Prática Educativa Docente no Ensino Remoto
Prática de ensino
Quilombo
Pandemia
Currículo escolar
Escolarização
Quilombo
Pandemic
Territory
Teaching Educational Practice in Remote Teaching
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27223
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram