PRÁTICA DOCENTE NA PANDEMIA EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS DO ESPÍRITO SANTO: AQUILOMBAR PARA APRENDER E ENSINAR
Pandemia
Território
Prática Educativa Docente no Ensino Remoto
Prática de ensino
Quilombo
Pandemia
Currículo escolar
Escolarização
Quilombo
Pandemic
Territory
Teaching Educational Practice in Remote Teaching
Abstract
A presente pesquisa discutiu a educação escolar quilombola no contexto das lutas pelos
direitos quilombolas no Brasil, tendo como campo duas comunidades quilombolas
específicas, em duas escolas quilombolas no Estado do Espirito Santo. Nesse sentido, busquei
retratar os dilemas de constituição dessa modalidade escolar que é a educação escolar
quilombola, evidenciando as narrativas de três professoras quilombolas, quatro professoras
não quilombolas do sistema municipal, e duas professoras da rede estadual não quilombolas
que atuavam com a educação escolar quilombola, lideranças quilombolas e técnicos da gestão
nas escolas quilombolas e na secretaria municipal de educação dos municípios, onde estão
localizadas essas escolas. Buscou-se nessa tentativa evidenciar nas narrativas que as
professoras falassem de suas próprias práticas com os sujeitos dessas escolas, crianças, jovens
e adultos e no diálogo, destacando os desafios das professoras e as estratégias pedagógicas
que elas construíram durante as aulas remotas e no retorno presencial, no contexto da
pandemia de Covid 19 no Brasil. O contexto de pesquisa consistiu em duas unidades de
ensino: uma delas situada no Norte do estado - EMEIEF “São Jorge”, localizada no quilombo
“São Jorge”, município de São Mateus, e a outra no Sul – EMEIEF “Orci Batalha” no
quilombo de Cacimbinha, no município de Presidente Kennedy. Com a pandemia, nossos
objetivos foram reformulados levando em consideração o período de fechamento das escolas.
Realizamos a pesquisa de forma online. Nesse sentido, nossos objetivos se concentraram em
trazer para análise o universo da prática docente no ensino remoto; quais os desafios que as
docentes das escolas quilombolas no período de pandemia enfrentaram e quais práticas
educativas foram realizadas. A metodologia foi orientada pela revisão bibliográfica, análise
documental, além do uso de questionários e reuniões online para obter as informações
relevantes para a pesquisa. Os resultados obtidos nos deram elementos para composição dessa
pesquisa.
[Texto sem Formatação]
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Document type
TeseSource
SERAFIM, Olindina Cirilo Nascimento. Prática docente na pandemia em territórios quilombolas do Espírito Santo: aquilombar para aprender e ensinar. 2022. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
QuilomboPandemia
Território
Prática Educativa Docente no Ensino Remoto
Prática de ensino
Quilombo
Pandemia
Currículo escolar
Escolarização
Quilombo
Pandemic
Territory
Teaching Educational Practice in Remote Teaching