O QUE É UMA AULA BACANA PARA AS CRIANÇAS DA TURMA 101 DA ESCOLA MARIE CURIE?
Alfabetização
Políticas Públicas
Pedagogia Social e Autonomia
Alfabetização de crianças
Currículo escolar
Educação infantil
Política pública
Escola pública
Duque de Caxias (RJ)
Curriculum
Literacy
Public Policies
Social Pedagogy and Autonomy
Resumen
A pesquisa em questão tem como título: O que é uma aula bacana para as crianças da
Turma 101 da escola Marie Curie? Neste trabalho entendemos o conceito de aula como
o usado pelos gregos “aulé” cujo significado remete ao encontro entre mestres e
discípulos com a finalidade do ensino. A palavra “bacana” usada para adjetivar o
vocábulo “aula”, nesta tese, será empregada conforme os seguintes sentidos: agradável,
positivo, bonito, bom, interessante, admirável, adorável. Desta forma a aula bacana é
considerada uma aula boa e interessante na visão das crianças da turma esquisada. Duque
de Caxias é uma cidade da Região da Baixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro
com quase um milhão de habitantes, segunda maior economia do estado, , no entanto,
14,9% da população da cidade vive a condição do analfabetismo, o que equivale a um
patamar de 110.461de pessoas, o que nos faz compreender que o tema da alfabetização é
extremamente relevante na educação, sobretudo, a realizada nas escolas públicas da
cidade, como é o caso desta pesquisa. As pesquisas ligadas ao viés da Pedagogia Social
são pautadas através do eixo denúncia/anúncio. Aqui, a denúncia se constitui na
constatação da falta de vontade política do governo municipal de Duque de Caxias em
investir em Políticas Públicas de: Alfabetização, Formação de Professores
Alfabetizadores, Melhoria da qualidade da escola pública municipal e em fzer cumprir
o horário de 1/3 de planejamento e estudo dentro da carga horária de trabalho do professor
como rege a lei. Quanto ao anúncio trata-se de anunciar uma proposta alternativa de
alfabetização dos vulneráveis baseada em seus interesses e curiosidades, levando em
conta também sua cultura e linguagem. A pesquisa visa refletir a respeito da necessidade
de adaptação do currículo escolar de forma a atender tanto as demandas das DCNs
(Diretrizes curriculares nacionais como as necessidades coletivas e individuais dos
sujeitos do processo educativo da alfabetização, através da defesa de que as adaptações
necessárias ao currículo escolar somente se concretizarão a partir do resgate do respeito
a autonomia docente, entendendo que professor é o real mediador e articulador da
flexibilização do currículo, sendo que a via dessa efetivação passa pelo diálogo entre
professores e estudantes que colaborativamente articulam a criação de um currículo
adaptado às necessidades do grupo social e dos sujeitos a quem a educação se destina. A
base epistemológica desta pesquisa se encontra na educação crítico-dialética de Paulo
Freire, a partir da qual ele defende a ideia de que o conhecimento verdadeiro se realiza
num movimento cíclico (ciclo gnosiológico) tendo como ponto de partida a curiosidade
dos sujeitos que a partir da autoconsciência do seu inacabamento se movimentam em
busca de respostas partindo do conhecimento de que dispõe e nesta busca por
aprofundamento este conhecimento vai se transformando em curiosidade epistêmica ao
se fazerem rigorosamente metódico e crítico. Michail Bakhtin é outro autor que se une a
Freire para defender a importância da linguagem e da cultura na formação e compreensão
do sujeito-histórico, visto que esses dois aspectos são os responsáveis pela constituição
do pensamento e visão de mundo dos sujeitos. Esta pesquisa leva em conta os preceitos
da Pedagogia Social que defende uma educação voltada para os sujeitos que vivem em
condições de vulnerabilidades a partir do acolhimento, aceitação e práticas pedagógicas
que promovam a aprendizagem dos sujeitos que vivem em locais onde a pobreza e a falta
de políticas públicas expõem a população a toda sorte de sofrimentos. Esta pesquisa está
ligada ao campo das Políticas Públicas através do Campo de confluência Políticas,
Educação, Formação e Sociedade (PEFS). A metodologia empregada é a Pesquisa-
Participante com base em autores como Brandão, Minayo e Fazenda.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
TeseFuente
FREITAS, Sandra Neri Brito. O que é uma aula bacana para as crianças da turma 101 da escola Marie Curie?. 2022. 298f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Sujeta/Sujeto(s)
CurrículoAlfabetização
Políticas Públicas
Pedagogia Social e Autonomia
Alfabetização de crianças
Currículo escolar
Educação infantil
Política pública
Escola pública
Duque de Caxias (RJ)
Curriculum
Literacy
Public Policies
Social Pedagogy and Autonomy