xmlui.metadata.dc.contributor.author | Freitas, Sandra Neri Brito de | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2022-12-13T15:05:27Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2022-12-13T15:05:27Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | FREITAS, Sandra Neri Brito. O que é uma aula bacana para as crianças da turma 101 da escola Marie Curie?. 2022. 298f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27235 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | A pesquisa em questão tem como título: O que é uma aula bacana para as crianças da
Turma 101 da escola Marie Curie? Neste trabalho entendemos o conceito de aula como
o usado pelos gregos “aulé” cujo significado remete ao encontro entre mestres e
discípulos com a finalidade do ensino. A palavra “bacana” usada para adjetivar o
vocábulo “aula”, nesta tese, será empregada conforme os seguintes sentidos: agradável,
positivo, bonito, bom, interessante, admirável, adorável. Desta forma a aula bacana é
considerada uma aula boa e interessante na visão das crianças da turma esquisada. Duque
de Caxias é uma cidade da Região da Baixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro
com quase um milhão de habitantes, segunda maior economia do estado, , no entanto,
14,9% da população da cidade vive a condição do analfabetismo, o que equivale a um
patamar de 110.461de pessoas, o que nos faz compreender que o tema da alfabetização é
extremamente relevante na educação, sobretudo, a realizada nas escolas públicas da
cidade, como é o caso desta pesquisa. As pesquisas ligadas ao viés da Pedagogia Social
são pautadas através do eixo denúncia/anúncio. Aqui, a denúncia se constitui na
constatação da falta de vontade política do governo municipal de Duque de Caxias em
investir em Políticas Públicas de: Alfabetização, Formação de Professores
Alfabetizadores, Melhoria da qualidade da escola pública municipal e em fzer cumprir
o horário de 1/3 de planejamento e estudo dentro da carga horária de trabalho do professor
como rege a lei. Quanto ao anúncio trata-se de anunciar uma proposta alternativa de
alfabetização dos vulneráveis baseada em seus interesses e curiosidades, levando em
conta também sua cultura e linguagem. A pesquisa visa refletir a respeito da necessidade
de adaptação do currículo escolar de forma a atender tanto as demandas das DCNs
(Diretrizes curriculares nacionais como as necessidades coletivas e individuais dos
sujeitos do processo educativo da alfabetização, através da defesa de que as adaptações
necessárias ao currículo escolar somente se concretizarão a partir do resgate do respeito
a autonomia docente, entendendo que professor é o real mediador e articulador da
flexibilização do currículo, sendo que a via dessa efetivação passa pelo diálogo entre
professores e estudantes que colaborativamente articulam a criação de um currículo
adaptado às necessidades do grupo social e dos sujeitos a quem a educação se destina. A
base epistemológica desta pesquisa se encontra na educação crítico-dialética de Paulo
Freire, a partir da qual ele defende a ideia de que o conhecimento verdadeiro se realiza
num movimento cíclico (ciclo gnosiológico) tendo como ponto de partida a curiosidade
dos sujeitos que a partir da autoconsciência do seu inacabamento se movimentam em
busca de respostas partindo do conhecimento de que dispõe e nesta busca por
aprofundamento este conhecimento vai se transformando em curiosidade epistêmica ao
se fazerem rigorosamente metódico e crítico. Michail Bakhtin é outro autor que se une a
Freire para defender a importância da linguagem e da cultura na formação e compreensão
do sujeito-histórico, visto que esses dois aspectos são os responsáveis pela constituição
do pensamento e visão de mundo dos sujeitos. Esta pesquisa leva em conta os preceitos
da Pedagogia Social que defende uma educação voltada para os sujeitos que vivem em
condições de vulnerabilidades a partir do acolhimento, aceitação e práticas pedagógicas
que promovam a aprendizagem dos sujeitos que vivem em locais onde a pobreza e a falta
de políticas públicas expõem a população a toda sorte de sofrimentos. Esta pesquisa está
ligada ao campo das Políticas Públicas através do Campo de confluência Políticas,
Educação, Formação e Sociedade (PEFS). A metodologia empregada é a Pesquisa-
Participante com base em autores como Brandão, Minayo e Fazenda. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | O que é uma aula bacana para as crianças da turma 101 da escola Marie Curie? | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Tese | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Currículo | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Políticas Públicas | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Pedagogia Social e Autonomia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Alfabetização de crianças | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Currículo escolar | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Educação infantil | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Política pública | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Escola pública | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Duque de Caxias (RJ) | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Curriculum | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Literacy | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Public Policies | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Social Pedagogy and Autonomy | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | The research in question is titled: What is a cool class for the children of Class 101 at
Marie Curie School? In this work we understand the concept of class as used by the
Greeks "aulé" whose meaning refers to the meeting between masters and disciples with
the purpose of teaching. The word “nice” used to describe the word “class”, in this thesis,
will be used in the following senses: pleasant, positive, beautiful, good, interesting,
admirable, adorable. In this way, the cool class is considered a good and interesting class
in the eyes of the children of the skilful class. Duque de Caxias is a city in the Baixada
Fluminense Region in the state of Rio de Janeiro with almost one million inhabitants, the
second largest economy in the state, however, 14.9% of the city's population lives with
illiteracy, which equivalent to a level of 110,461 people, which makes us understand that
the topic of literacy is extremely relevant in education, especially in public schools in the
city, as is the case with this research. Research linked to the Social Pedagogy bias is
guided through the denunciation/announcement axis. Here, the complaint is constituted
in the verification of the lack of political will of the municipal government of Duque de
Caxias to invest in Public Policies of: Literacy, Training of Literacy Teachers, Improving
the quality of the municipal public school and enforcing the 1/3 schedule of planning and
study within the teacher's workload, as required by law. As for the announcement, it is
about announcing an alternative proposal for literacy for the vulnerable based on their
interests and curiosities, also taking into account their culture and language. The research
aims to reflect on the need to adapt the school curriculum in order to meet both the
demands of the DCNs (National Curricular Guidelines and the collective and individual
needs of the subjects of the literacy educational process, through the defense that the
necessary adaptations to the curriculum school will only materialize from the rescue of
respect for teaching autonomy, understanding that the teacher is the real mediator and
articulator of the flexibility of the curriculum, and the way of this realization passes
through the dialogue between teachers and students who collaboratively articulate the
creation of an adapted curriculum to the needs of the social group and the subjects for
whom education is intended The epistemological basis of this research is found in Paulo
Freire's critical-dialectical education, from which he defends the idea that true knowledge
takes place in a cyclical movement (gnosiological cycle) having as a starting point the
curiosity of the subjects who, from from the self-awareness of their incompleteness, they
move in search of answers based on the knowledge they have and in this search for
deepening this knowledge is transformed into epistemic curiosity when they become
rigorously methodical and critical. Michail Bakhtin is another author who joins Freire to
defend the importance of language and culture in the formation and understanding of the
historical-subject, since these two aspects are responsible for the constitution of the
subjects' thinking and worldview. This research takes into account the precepts of Social
Pedagogy that defends an education aimed at individuals who live in conditions of
vulnerability from the reception, acceptance and pedagogical practices that promote the
learning of individuals who live in places where poverty and lack of public policies
expose the population to all kinds of suffering. This research is linked to the field of Public
Policies through the Confluence Field Po,licies, Education, Training and Society (PEFS).
The methodology used is the Participant-Research based on authors such as Brandão,
Minayo and Fazend. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Araújo, Margareth Martins de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Viche González, Mario J. | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Chaves, Iduíana Mont’averne Braun | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee3 | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee4 | Constant, Elaine | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee5 | Orzechowski, Suzete Terezinha | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 298 p | pt_BR |