PROFESSORAS DAS INFÂNCIAS E MUSEUS DE ARTE: TECENDO ENCONTROS, ENTRELAÇANDO SABERES NA REDE
Formação Estética de Professores
Educação e Novas Mídias
Pesquisa na Pandemia
Educação Museal
Formação de professor
Educação infantil
Museu Nacional de Belas Artes (Brasil)
Childhood Education and Art
Aesthetic Education of Teachers
Education and new media
Pandemic Research
Museum Education
Abstract
Esta pesquisa se propôs a identificar e discutir o lugar que os saberes e as narrativas de
docentes das infâncias ocupam e/ou poderiam ocupar nas ações educativas dos museus
de arte. Buscando uma nova forma de aproximação entre museu e escola, e
privilegiando a abertura de espaços de diálogo, onde as múltiplas dimensões formativas
(saberes acadêmicos, práticas, experiências, sonhos, memórias) pudessem ser acolhidas,
a metodologia proposta foi sustentada na ideia de conversar com professoras de
educação infantil. Inspirada em Walter Benjamin (1987), nos pressupostos
teórico-metodológicos das abordagens (auto)biográficas e das histórias de vida e
formação (JOSSO, 1999; BRAGANÇA, 2008 e 2012; DELORY-MOMBERGER, 2016;
PASSEGGI, 2011), a pesquisa contou com a colaboração de nove professoras de
Educação Infantil da Rede Pública de Niterói e compreendeu duas etapas: encontros
individuais (online), para conversar sobre os temas que circulam na pesquisa proposta –
percursos que as levaram à docência, seus contatos com a cultura, a arte na escola,
museu e arte brasileira do século XIX; ateliê (online), configurado como um projeto de
formação, formulado a partir das narrativas dos encontros. O projeto de formação,
chamado “Olhares Múltiplos – ateliê artístico e poético”, desenvolvido como segunda
etapa da pesquisa, utilizou como dispositivos o podcast e o grupo de discussão via
Facebook, tendo como fio condutor as obras de arte brasileiras do século XIX que, nos
encontros online realizados, foram mais citadas pelas professoras. Dos achados, a tese
discute como a formação estética proposta se entrelaçou com narrativas autobiográficas,
trazendo novas possibilidades de diálogo com docentes da infância; as reverberações do
contato das professoras com a arte e a potencialidade do uso das novas tecnologias, no
caso o podcast e o Facebook, como dispositivos que podem sustentar propostas de
formação que articulam educação e arte. Práticas e concepções que aparecem nas
narrativas das professoras, sobre arte na escola, também foram matéria de discussão e
análise. Por fim, buscando responder à pergunta fundante da pesquisa - O que pode o
museu aprender com docentes da educação infantil sobre acolher crianças em seus
espaços? - uma lista com as “Dez lições que as professoras ensinam aos museus” foi
elaborada. Ao propor a formação estética de professores e professoras das infâncias e as
possibilidades de contribuição do museu e das novas mídias para a ampliação de seus
repertórios artístico-culturais, espera-se que esta pesquisa amplie a discussão sobre as
possibilidades de entrelaçamento de saberes, levando em conta, também, as dificuldades
impostas pela pandemia.
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Document type
TeseSource
BIBIAN, Simone. Professoras das infâncias e museus de arte: tecendo encontros, entrelaçando saberes na rede. 2022. 282f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Educação Infantil e ArteFormação Estética de Professores
Educação e Novas Mídias
Pesquisa na Pandemia
Educação Museal
Formação de professor
Educação infantil
Museu Nacional de Belas Artes (Brasil)
Childhood Education and Art
Aesthetic Education of Teachers
Education and new media
Pandemic Research
Museum Education