USO POTENCIAL DA CARTOGRAFIA E GEOTECNOLOGIAS NO ENTENDIMENTO DO LUGAR DE VIVÊNCIA: O CASO DO PROJETO NITERÓI JOVEM ECOSOCIAL
Aplicativos
Survey123
Storymaps
Geotecnologia
Ensino de geografia
Projeto Niterói Jovem Ecosocial
geotechnologies in geography teaching
applications
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Abstract
Este trabalho teve como objetivo mostrar aos professores o potencial do uso e aplicação das Geotecnologias em sala de aula no ensino de Geografia. Para isso, foram realizadas etapas, sendo a primeira uma pesquisa com perguntas que buscam entender as dificuldades encontradas pelos docentes ao usar as ferramentas de geotecnologias e quais são os maiores entraves do ponto de vista deles, docentes atuantes no ensino regular brasileiro. As respostas foram descritas e analisadas ao longo dos capítulos a fim de que haja um debate para possibilidade de caminhos de melhora nesse cenário .Foram 48 participantes de escolas públicas e privadas em sua maioria do Estado do Rio de Janeiro A segunda etapa buscou trazer na prática o uso das Geotecnologias em sala de aula, assim como exemplo, o (Projeto Niterói Jovem EcoSocial) que a autora deste Trabalho de Conclusão participou na aplicação de geotecnologias em sala de aula, portanto, toda a metodologia utilizada foi exposta neste debate e apresentada de forma a construir um tutorial. Dessa forma, foi discutido sobre as potencialidades das Geotecnologias para o ensino de geografia, como podem ser favoráveis aos currículos escolares e principalmente, no mundo atual podem permitir uma aproximação com os estudantes. Compreendendo as dificuldades existentes nas tantas realidades das escolas brasileiras, as experiências compartilhadas neste debate com uso das ferramentas de geoinformação foram realizadas em um projeto social nas favelas do Rio de Janeiro com participantes em vulnerabilidade social. Link: https://storymaps.arcgis.com/stories/635f06c2a14d45f092c34a6124e0ec66
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ROCHA, Renatha Martins da. Uso potencial da cartografia e geotecnologias no entendimento do lugar de vivência: o caso do Projeto Niterói Jovem Ecosocial. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Geotecnologias no Ensino de GeografiaAplicativos
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Geotecnologia
Ensino de geografia
Projeto Niterói Jovem Ecosocial
geotechnologies in geography teaching
applications
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