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Title: Biblioteca prisional e biblioterapia como instrumentos de ressocialização
Authors: Alexandre, Nádia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Lück, Esther Hermes
metadata.dc.contributor.members: Rocha, Saulo
Ribeiro, Ricardo Drummond Marsicano
Issue Date: 17-Jan-2017
Abstract: Analisa a biblioteca e a biblioterapia no espaço prisional, produzindo uma relação de proximidade entre os dois temas. Evidencia a importância do profissional da informação enquanto mediador da informação e auxiliar na prática da biblioterapia no sistema prisional. Deste modo, o profissional contribui para a recuperação e ressocialização do apenado, apresentando o uso da leitura como meio de abstração, minimizando assim a sensação de confinamento. Destaca a evolução do sistema penitenciário mundial ao longo dos séculos e o aparelho prisional brasileiro no contexto atual. Como pesquisa documentária, o trabalho se caracterizou pela revisão de literatura sobre os temas de Biblioteca Prisional, Escola Prisional, Biblioterapia e Leitura Terapêutica. A coleta de dados ocorreu por meio de buscas na base de dados da Biblioteca da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e no site da mesma. Os resultados obtidos confirmam, mesmo de maneira tímida, a eficácia da biblioterapia e da biblioteca no sistema prisional, pois ambas permitem ao indivíduo privado de liberdade buscar novos caminhos longe do mundo do crime. Procura-se fazer uma reflexão sobre o papel social do bibliotecário no meio prisional e de que forma os profissionais podem contribuir para evitar o regresso dos detentos ao mundo do crime. Conclui-se que, além de incentivar debates e pesquisas pertinentes que forneçam subsídios ao tema, no que compete à reeducação e reinserção dos detentos à sociedade, a biblioterapia e as bibliotecas nos espaços prisionais são recursos importantes no processo de reabilitação, podendo contribuir para a diminuição da reincidência criminal.
metadata.dc.description.abstractother: This paper analyzes the library and bibliotherapy in the prisional space, producing a close relationship between the two themes. It highlights the importance of the information scientist as a mediator of information and assistant in the practice of bibliotherapy in the prison system. Thus, the professional contributes to the recovery and rehabilitation of the prisoner, presenting the use of reading as means of abstraction, thereby minimizing the confinement feeling. Points out the evolution of the global prison system over the centuries and the brazilian prison system in the current context. The research is qualitative adopting the exploratory method, in other words, the literature review on the topics of Prison Library, School Prison, bibliotherapy and reading therapy. The data were collected through searches on the library of Secretaria de Estado de Administração Penitenciária and in the site of it. The results confirm, even timidly, the effectiveness of bibliotherapy and library in the prison system, because both allow that the prisoner seeks new ways away from the criminal world. Also, it permits to reflect on the social role of the librarian in the prison environment and how professionals can help to prevent the return of detainees to the world of crime. In addition to encouraging discussions and relevant researches to provide subsidies to the subject, as it is for the rehabilitation and reintegration of prisoners into society, realizing bibliotherapy and libraries in prisons spaces as important resources in the rehabilitation process, that may contribute to the reduction of criminal recidivism.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2729
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