Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2729
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLück, Esther Hermes-
dc.contributor.authorAlexandre, Nádia da Silva-
dc.date.accessioned2017-01-17T13:20:39Z-
dc.date.available2017-01-17T13:20:39Z-
dc.date.issued2017-01-17-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2729-
dc.description.abstractAnalisa a biblioteca e a biblioterapia no espaço prisional, produzindo uma relação de proximidade entre os dois temas. Evidencia a importância do profissional da informação enquanto mediador da informação e auxiliar na prática da biblioterapia no sistema prisional. Deste modo, o profissional contribui para a recuperação e ressocialização do apenado, apresentando o uso da leitura como meio de abstração, minimizando assim a sensação de confinamento. Destaca a evolução do sistema penitenciário mundial ao longo dos séculos e o aparelho prisional brasileiro no contexto atual. Como pesquisa documentária, o trabalho se caracterizou pela revisão de literatura sobre os temas de Biblioteca Prisional, Escola Prisional, Biblioterapia e Leitura Terapêutica. A coleta de dados ocorreu por meio de buscas na base de dados da Biblioteca da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e no site da mesma. Os resultados obtidos confirmam, mesmo de maneira tímida, a eficácia da biblioterapia e da biblioteca no sistema prisional, pois ambas permitem ao indivíduo privado de liberdade buscar novos caminhos longe do mundo do crime. Procura-se fazer uma reflexão sobre o papel social do bibliotecário no meio prisional e de que forma os profissionais podem contribuir para evitar o regresso dos detentos ao mundo do crime. Conclui-se que, além de incentivar debates e pesquisas pertinentes que forneçam subsídios ao tema, no que compete à reeducação e reinserção dos detentos à sociedade, a biblioterapia e as bibliotecas nos espaços prisionais são recursos importantes no processo de reabilitação, podendo contribuir para a diminuição da reincidência criminal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação de Biblioteconomia e Documentação (ggb@vm.uff.br) on 2016-09-22T17:17:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ALEXANDRE, Nádia.pdf: 1556876 bytes, checksum: 2d915202413eba19ca67384d39a5e35d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Geisa Drumond (gmdrumond@vm.uff.br) on 2017-01-17T13:20:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ALEXANDRE, Nádia.pdf: 1556876 bytes, checksum: 2d915202413eba19ca67384d39a5e35d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-17T13:20:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ALEXANDRE, Nádia.pdf: 1556876 bytes, checksum: 2d915202413eba19ca67384d39a5e35d (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleBiblioteca prisional e biblioterapia como instrumentos de ressocializaçãopt_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordSistema prisionalpt_BR
dc.subject.keywordEscola prisionalpt_BR
dc.subject.keywordBiblioteca prisionalpt_BR
dc.subject.keywordBiblioterapiapt_BR
dc.subject.keywordLeitura terapêuticapt_BR
dc.contributor.membersRocha, Saulo-
dc.contributor.membersRibeiro, Ricardo Drummond Marsicano-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social. Departamento de Ciência da Informação. Niterói, RJpt_BR
dc.subject.descriptorInstituição penalpt_BR
dc.subject.descriptorEducação de adultospt_BR
dc.subject.descriptorBiblioteca especialpt_BR
dc.subject.descriptorBiblioterapiapt_BR
dc.subject.descriptorTerapia alternativapt_BR
dc.subject.keywordotherPenitentiary systempt_BR
dc.subject.keywordotherPrison schoolpt_BR
dc.subject.keywordotherPrison librarypt_BR
dc.subject.keywordotherBibliotherapypt_BR
dc.subject.keywordotherReading therapypt_BR
dc.description.abstractotherThis paper analyzes the library and bibliotherapy in the prisional space, producing a close relationship between the two themes. It highlights the importance of the information scientist as a mediator of information and assistant in the practice of bibliotherapy in the prison system. Thus, the professional contributes to the recovery and rehabilitation of the prisoner, presenting the use of reading as means of abstraction, thereby minimizing the confinement feeling. Points out the evolution of the global prison system over the centuries and the brazilian prison system in the current context. The research is qualitative adopting the exploratory method, in other words, the literature review on the topics of Prison Library, School Prison, bibliotherapy and reading therapy. The data were collected through searches on the library of Secretaria de Estado de Administração Penitenciária and in the site of it. The results confirm, even timidly, the effectiveness of bibliotherapy and library in the prison system, because both allow that the prisoner seeks new ways away from the criminal world. Also, it permits to reflect on the social role of the librarian in the prison environment and how professionals can help to prevent the return of detainees to the world of crime. In addition to encouraging discussions and relevant researches to provide subsidies to the subject, as it is for the rehabilitation and reintegration of prisoners into society, realizing bibliotherapy and libraries in prisons spaces as important resources in the rehabilitation process, that may contribute to the reduction of criminal recidivism.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminense.pt_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.date2016-07-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Biblioteconomia e Documentaçãopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:GGB - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEXANDRE, Nádia.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons