Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2733
Title: Biblioteca escolar: a relação entre o profissional bibliotecário e seus métodos
Authors: Andrade, Karina Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Cabral, Rosimere Mendes
metadata.dc.contributor.members: Lück, Esther Hermes
Badini, Sandra Borges
Issue Date: 17-Jan-2017
Abstract: Aborda o tema da biblioteca escolar e as diversas funções que o bibliotecário deve desempenhar à comunidade interna e externa junto à instituição de ensino. Tendo em vista a importância da biblioteca na formação do cidadão na educação básica, este estudo objetiva evidenciar esse espaço e a missão do bibliotecário escolar como parte essencial no trabalho pedagógico da instituição. Apresenta o conteúdo histórico a fim de situar o leitor na importância da biblioteca escolar para a educação, realizando, assim, uma pesquisa histórica sobre o surgimento das primeiras escolas e bibliotecas escolares no Brasil. Retrata o valor dessa biblioteca como mediadora da educação na construção, não apenas de um leitor, mas de um cidadão moralmente capaz de exercer suas habilidades na sociedade em favor de si mesmo e do seu próximo. Em virtude dos fatos mencionados, faz-se necessário que o profissional da informação procure se aprimorar cada vez mais no trabalho com crianças e jovens, no intuito de conquistá-los e despertar neles o interesse em aprender e crescer como pessoas. Visando formar, não apenas estudantes, mas seres humanos socialmente independentes.
metadata.dc.description.abstractother: Addresses the issue of school library and the various functions that the librarian should play to the internal and external community with the educational institution. Taking in consideration the importance of the library in the training of citizens in basic education, this study aims to show that area and the mission of the school librarian as an essential part of the educational work of the institution. It presents the historical content in order to situate the reader about the importance of the school library for education, performing thus a historical research on the emergence of the first schools and school libraries in Brazil. It also reflects the value of that library as a mediator of education in building not only a player, but a citizen morally capable to exercise his skills in society in favor of himself and his neighbour. With all of the mentioned points, it is necessary that the professional of information to improve constantly the work with children and young people in order to get their attention and arise in them the interest to learn and grow as people. In order to form, not only students, but socially independent human beings.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2733
Appears in Collections:GGB - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRADE, Karina.pdf500.74 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons