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dc.contributor.advisorCianconi, Regina de Barros-
dc.contributor.authorGomes, Rayane Moreira Pantoja-
dc.date.accessioned2017-01-17T13:52:02Z-
dc.date.available2017-01-17T13:52:02Z-
dc.date.issued2017-01-17-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2737-
dc.description.abstractO estudo baseou-se na literatura sobre bibliotecas híbridas, com o objetivo de identificar serviços híbridos em bibliotecas universitárias do Rio de Janeiro. O estudo também apontou as tendências observadas na literatura: information commons, second life e tecnologias móveis em bibliotecas universitárias. As bibliotecas híbridas são assim denominadas por agregar diferentes tecnologias e fontes de informação, de maneira que, as informações em diferentes meios transitem entre si e se complementem, permitindo que o usuário tenha acesso à informação em meio eletrônico e impresso. O estudo, portanto, aborda os temas: bibliotecas universitárias e a evolução das bibliotecas universitárias, bibliotecas híbridas, educação à distância, ferramentas de colaboração e tecnologias móveis em bibliotecas universitárias, information commons, bibliotecas no second life e o perfil do profissional bibliotecário para atuar no contexto de bibliotecas híbridas. Analisa seis websites de bibliotecas universitárias do Rio de Janeiro para verificar à luz das funções informacional, referencial, pesquisa, instrucional, comunicação, colaboração e promocional seus serviços e produtos online e presenciais. Analisa os serviços prestados por essas mesmas bibliotecas quanto a verificação de características que as enquadrariam no perfil de bibliotecas híbridas. Os resultados da pesquisa indicam que a metade das bibliotecas analisadas se enquadrariam como bibliotecas híbridas, representadas pelas bibliotecas das instituições de ensino privadas, enquanto a outra metade das bibliotecas analisadas ainda carecem de características que as qualificariam como tal, representadas pelas bibliotecas das instituições de ensino públicas. Observa que em relação às bibliotecas universitárias públicas analisadas, as novas tecnologias de informação e comunicação ainda são incipientes, e que as bibliotecas universitárias privadas vêm se apropiando de serviços diferenciados. Utiliza metodologia exploratória intencional, com procedimento técnico bibliográfico. Salienta a necessidade de modernização das bibliotecas universitárias brasileiras seguindo conceitos estudados e desenvolvidos em bibliotecas do exterior, que oferecem produtos e serviços inovadores aos usuários.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação de Biblioteconomia e Documentação (ggb@vm.uff.br) on 2016-09-27T15:04:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) GOMES, Rayane.pdf: 686282 bytes, checksum: 42a6e79060f2a2a8435f4368284f8b2e (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-17T13:52:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) GOMES, Rayane.pdf: 686282 bytes, checksum: 42a6e79060f2a2a8435f4368284f8b2e (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleBibliotecas híbridas: análise dos serviços oferecidos em seis universidades do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subject.keywordBiblioteca híbridapt_BR
dc.subject.keywordTecnologias de comunicação e informaçãopt_BR
dc.contributor.membersVogel, Michely Jabala Mamede-
dc.contributor.membersCarvalho, Priscila Freitas de-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social. Departamento de Ciência da Informação. Niterói, RJpt_BR
dc.subject.descriptorBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subject.descriptorTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.descriptorSite da webpt_BR
dc.subject.descriptorEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.keywordotherUniversity librarypt_BR
dc.subject.keywordotherHybrid librarypt_BR
dc.subject.keywordotherInformation technologypt_BR
dc.description.abstractotherThe study is based on literature concerning hybrid-libraries, with the objective being to identify hybrid services in the libraries of Rio de Janeiro’s universities. The study also details the observed trends from the literature in university libraries, such as: the information commons, Second Life and mobile technology. So called hybrid-libraries combine different technologies and sources of information, in such a way that information from different mediums can complement each other, allowing the user to access information in both electronic and paper forms. This study will touch on the following themes: university libraries and the evolution of university libraries, hybrid-libraries, distance learning, collaboration tools and mobile technology in university libraries, the information commons, libraries in Second Life, and the profile of a professional librarian in the context of hybrid-libraries. It will analyze six websites of university libraries in Rio de Janeiro, summarizing their informational, reference, research, instructional, communication and collaboration functions, as well as their ability to promote their products and services sold online and in store. It will also analyze the services offered by these libraries to discover how well they fit the profile of a hybrid-library. The results of the research indicate that half of the libraries in this study share the characteristics of a hybrid-library, and these libraries also happen to be the privatized institutions, whereas the other libraries, which don’t fit into the definition of a hybrid-library are represented more heavily by public institutions. This research concludes that the use of information technology in the libraries of public universities within the study is still at a basic level, however information technology has been much more widely embraced in private universities. The study uses an intentional exploratory methodology, with a technical bibliography. It stresses the need for modernization of Brazilian university libraries following concepts, which have been studied and developed abroad, which offer innovative products and services to users.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminense.pt_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.date2016-07-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Biblioteconomia e Documentaçãopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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