UTILIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRICING COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA EMPRESA VAREJISTA DE PEQUENO PORTE
Estratégia
Vantagem Competitiva
Comércio Varejista
Gestão por Categoria
Varejo
Estratégia empresarial
Engenharia de produção
Pricing
Strategy
Competitive Advantage
Retail Market
Category Management
Abstract
O mercado varejista, um dos principais mercados do país e com maior participação
no PIB, foi um dos mais afetados pela pandemia do COVID-19. Diante disso, surge a
necessidade de revisão de processos e estabelecimentos de planos estratégicos focados no
médio e longo prazo para aquelas empresas que conseguiram manter suas portas abertas após
toda a turbulência econômica vivida. Neste trabalho é realizado um estudo de caso em uma
varejista de pequeno porte do segmento de artigos de piscina, jardinagem e bombas
hidráulicas do Rio de Janeiro, utilizando ferramentas de estratégia, gestão e precificação que
possibilitassem o alinhamento das ações atuais e desejadas da empresa com os seus objetivos
de médio e longo prazo. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas as metodologias
de Cascata de Escolhas e Sistemas de Atividades para a análise estratégica, bem como a
Gestão de Categorias e Matriz BCG que foram aplicadas com o objetivo de desdobrar a
estratégia ao nível operacional e consolidar o posicionamento de preço da empresa. Para a
aplicação das ferramentas foram feitas entrevistas com os colaboradores e coletados dados
acerca das vendas dos produtos. Diante disso, a empresa pode definir o desdobramento da
estratégia escolhida para cada categoria de produto mapeada, o posicionamento de preço
escolhido, a vantagem competitiva que deve ser explorada e as escolhas estratégicas que
devem ser sustentadas parta vencer da concorrência no mercado em questão.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MARINS, Luiz Eduardo Autran Rocha. Utilização do processo de Pricing como vantagem competitiva para o posicionamento estratégico de uma empresa varejista de pequeno porte. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022Subject(s)
PrecificaçãoEstratégia
Vantagem Competitiva
Comércio Varejista
Gestão por Categoria
Varejo
Estratégia empresarial
Engenharia de produção
Pricing
Strategy
Competitive Advantage
Retail Market
Category Management