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UTILIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRICING COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA EMPRESA VAREJISTA DE PEQUENO PORTE
Marins, Luiz Eduardo Autran Rocha
Resumo
O mercado varejista, um dos principais mercados do país e com maior participação no PIB, foi um dos mais afetados pela pandemia do COVID-19. Diante disso, surge a necessidade de revisão de processos e estabelecimentos de planos estratégicos focados no médio e longo prazo para aquelas empresas que conseguiram manter suas portas abertas após toda a turbulência econômica vivida. Neste trabalho é realizado um estudo de caso em uma varejista de pequeno porte do segmento de artigos de piscina, jardinagem e bombas hidráulicas do Rio de Janeiro, utilizando ferramentas de estratégia, gestão e precificação que possibilitassem o alinhamento das ações atuais e desejadas da empresa com os seus objetivos de médio e longo prazo. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas as metodologias de Cascata de Escolhas e Sistemas de Atividades para a análise estratégica, bem como a Gestão de Categorias e Matriz BCG que foram aplicadas com o objetivo de desdobrar a estratégia ao nível operacional e consolidar o posicionamento de preço da empresa. Para a aplicação das ferramentas foram feitas entrevistas com os colaboradores e coletados dados acerca das vendas dos produtos. Diante disso, a empresa pode definir o desdobramento da estratégia escolhida para cada categoria de produto mapeada, o posicionamento de preço escolhido, a vantagem competitiva que deve ser explorada e as escolhas estratégicas que devem ser sustentadas parta vencer da concorrência no mercado em questão.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Fonte
MARINS, Luiz Eduardo Autran Rocha. Utilização do processo de Pricing como vantagem competitiva para o posicionamento estratégico de uma empresa varejista de pequeno porte. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022
Assunto(s)
Precificação
Estratégia
Vantagem Competitiva
Comércio Varejista
Gestão por Categoria
Varejo
Estratégia empresarial
Engenharia de produção
Pricing
Strategy
Competitive Advantage
Retail Market
Category Management
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27382
Termo da Licença
CC-BY-SA
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