xmlui.metadata.dc.contributor.author | Marins, Luiz Eduardo Autran Rocha | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2022-12-21T14:21:57Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2022-12-21T14:21:57Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | MARINS, Luiz Eduardo Autran Rocha. Utilização do processo de Pricing como vantagem competitiva para o posicionamento estratégico de uma empresa varejista de pequeno porte. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27382 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | O mercado varejista, um dos principais mercados do país e com maior participação
no PIB, foi um dos mais afetados pela pandemia do COVID-19. Diante disso, surge a
necessidade de revisão de processos e estabelecimentos de planos estratégicos focados no
médio e longo prazo para aquelas empresas que conseguiram manter suas portas abertas após
toda a turbulência econômica vivida. Neste trabalho é realizado um estudo de caso em uma
varejista de pequeno porte do segmento de artigos de piscina, jardinagem e bombas
hidráulicas do Rio de Janeiro, utilizando ferramentas de estratégia, gestão e precificação que
possibilitassem o alinhamento das ações atuais e desejadas da empresa com os seus objetivos
de médio e longo prazo. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas as metodologias
de Cascata de Escolhas e Sistemas de Atividades para a análise estratégica, bem como a
Gestão de Categorias e Matriz BCG que foram aplicadas com o objetivo de desdobrar a
estratégia ao nível operacional e consolidar o posicionamento de preço da empresa. Para a
aplicação das ferramentas foram feitas entrevistas com os colaboradores e coletados dados
acerca das vendas dos produtos. Diante disso, a empresa pode definir o desdobramento da
estratégia escolhida para cada categoria de produto mapeada, o posicionamento de preço
escolhido, a vantagem competitiva que deve ser explorada e as escolhas estratégicas que
devem ser sustentadas parta vencer da concorrência no mercado em questão. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Utilização do processo de Pricing como vantagem competitiva para o posicionamento estratégico de uma empresa varejista de pequeno porte | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Precificação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Estratégia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Vantagem Competitiva | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Comércio Varejista | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Gestão por Categoria | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Varejo | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Estratégia empresarial | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Engenharia de produção | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Pricing | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Strategy | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Competitive Advantage | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Retail Market | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Category Management | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | The retail industry, one of Brazil’s core markets and biggest contributors to its GDP,
was one of the most affected by the COVID-19 pandemic. Because of that, there was a
surging need to review processes and establish strategic plans, focused on both medium and
long term, for the companies that were able to keep their doors open after all the economic
turbulence. This work aims to present a case study of a small retailer that works with pool
equipment, gardening accessories and hydraulic pumps in Rio de Janeiro, using strategic,
managing and pricing tools that allow the alignment with the company’s goals. For the
development of this study, a few methodologies have been used, such as the Cascade of
Choices Model and the Actitivity Map Frameworrk, for the strategic analysis, as well as
Category Management and the BCG Matrix, which were applied in order to unfold strategies
at an operational level and to consolidate the company’s price positioning. As for the
application of the tools mentioned, interviews have been done with employees to collect data
regarding product sales. The company was able to understand and unfold the strategy chosen
to each product category studied, the price positioning and competitive advantage that should
be explored, and the strategic choices that should be made in order to outperform the
competition. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.curso | Curso de Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Mello, Luiz Carlos Brasil de Brito | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Farias Filho, José Rodrigues de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Bergiante, Níssia Carvalho Rosa | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 80 p. | pt_BR |