Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Trabalho de conclusão de curso (625.2Kb)

Collections
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
PERSPECTIVAS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA BNCC E O ENSINO DE BIOLOGIA
Silva, Jessyca Rodrigues
Abstract
A educação, na medida que forma para a cidadania, modifica as relações e características da realidade em que se insere, sendo então um modificador do paradigma vivido pelas sociedades ao mesmo que tempo que incorpora este paradigma em sua metodologia. Nesse sentido, o cenário tecnológico vivido na contemporaneidade cada vez mais busca o protagonismo do aluno e apropriação de tecnologias digitais, dando espaço para paradigmas como o focado em habilidades STEAM, que articula diversos saberes e perspectivas, dentre elas o pensamento computacional, expressivamente difundido nos currículos de países desenvolvidos e considerado benéfico para o ensino de ciências e biologia a partir de sua definição mais famosa. Levando em conta a tentativa de renovação curricular no Brasil que visa incorporar tendências formativas internacionais e o potencial interdisciplinar entre pensamento computacional e biologia descrito por Wing (2006), este trabalho tem como objetivo analisar a presença desta perspectiva nas orientações curriculares de biologia expressas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecendo uma primeira aproximação. O método utilizado foi o bibliográfico documental, com busca de trabalhos publicados em plataformas de buscas acadêmicas. Nesse sentido, como resultado o trabalho versa sobre habilidades STEAM como paradigma e traça a trajetória do pensamento computacional e currículos de biologia no Brasil, buscando entender suas mudanças, características e reformas até a implementação da renovação curricular orientada pela BNCC. Prosseguindo, o trabalho discute se há o entrelaçamento do pensamento computacional e o ensino de biologia na BNCC, analisando como os componentes do ensino de biologia estão dispostos no documento, além de tanger a recepção dos professores e possíveis articulações entre a BNCC e formação docente. A análise da BNCC mostrou que não há ligações claras entre pensamento computacional e ensino de biologia, mas as lacunas no documento merecem ser trabalhadas e revistas para uma possível aproximação
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
SILVA, Jessyca Rodrigues. Perspectivas do pensamento computacional na BNCC e o ensino de biologia. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Subject(s)
Educação STEAM
Pensamento computacional
BNCC
Ensino de biologia
STEAM education
Computational thinking
BNCC
Biology teaching
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27384
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram