PERSPECTIVAS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA BNCC E O ENSINO DE BIOLOGIA
Pensamento computacional
BNCC
Ensino de biologia
STEAM education
Computational thinking
BNCC
Biology teaching
Abstract
A educação, na medida que forma para a cidadania, modifica as relações e características da realidade em que se insere, sendo então um modificador do paradigma vivido pelas sociedades ao mesmo que tempo que incorpora este paradigma em sua metodologia. Nesse sentido, o cenário tecnológico vivido na contemporaneidade cada vez mais busca o protagonismo do aluno e apropriação de tecnologias digitais, dando espaço para paradigmas como o focado em habilidades STEAM, que articula diversos saberes e perspectivas, dentre elas o pensamento computacional, expressivamente difundido nos currículos de países desenvolvidos e considerado benéfico para o ensino de ciências e biologia a partir de sua definição mais famosa. Levando em conta a tentativa de renovação curricular no Brasil que visa incorporar tendências formativas internacionais e o potencial interdisciplinar entre pensamento computacional e biologia descrito por Wing (2006), este trabalho tem como objetivo analisar a presença desta perspectiva nas orientações curriculares de biologia expressas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecendo uma primeira
aproximação. O método utilizado foi o bibliográfico documental, com busca de trabalhos publicados em plataformas de buscas acadêmicas. Nesse sentido, como resultado o trabalho versa sobre habilidades STEAM como paradigma e traça a trajetória do pensamento computacional e currículos de biologia no Brasil, buscando entender suas mudanças, características e reformas até a implementação da renovação curricular orientada pela BNCC. Prosseguindo, o trabalho discute se há o entrelaçamento do pensamento computacional e o ensino de biologia na BNCC, analisando como os componentes do ensino de biologia estão dispostos no documento, além de tanger a recepção dos professores e possíveis articulações entre a BNCC e formação docente. A análise da BNCC mostrou que não há ligações claras entre pensamento computacional e ensino de biologia, mas as lacunas no documento merecem ser trabalhadas e revistas para uma possível aproximação
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SILVA, Jessyca Rodrigues. Perspectivas do pensamento computacional na BNCC e o ensino de biologia. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Educação STEAMPensamento computacional
BNCC
Ensino de biologia
STEAM education
Computational thinking
BNCC
Biology teaching