• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IQ - Instituto de Química
  • PPECN - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - Niterói
  • PPECN - Mestrado - Niterói
  • PPECN - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IQ - Instituto de Química
  • PPECN - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - Niterói
  • PPECN - Mestrado - Niterói
  • PPECN - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissertação Final (935.3Kb)
Produto Educacional - Final- L... (2.485Mb)

Collections
  • PPECN - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS A PARTIR DO TEMA SOCIOCIENTÍFICO MINERAÇÃO
Ferreira, Luiz Felippe Barletta
Abstract
Esta pesquisa teve como motivação a percepção do desinteresse dos alunos no aprendizado de conteúdos de química e de que esses conteúdos costumam ser abordados de uma forma descontextualizada nas escolas. Assim, surgiu a inspiração de desenvolver um material didático que pudesse ser apresentado de forma contextualizada e ao mesmo tempo ser relevante e significativo no aprendizado dos alunos. O objetivo deste trabalho foi propor, discutir e validar uma sequência didática (SD) potencialmente significativa com enfoque CTS para o ensino de ligações químicas a partir do tema mineração, sendo destinada à alunos do 1o ano do Ensino Médio. Para a validação da SD, foi realizada uma pesquisa junto a outros professores de Química com o objetivo de verificar se a SD atendia aos critérios criados e conhecer quais contribuições eles teriam para melhorar a proposta. A partir dos resultados das avaliações, considerou-se que a SD se mostrou uma estratégia potencialmente significativa para o ensino de ligações químicas e capaz de proporcionar uma reflexão crítica sobre as atividades de mineração, a partir da discussão das interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade. O material didático intitulado “Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração” é o produto educacional produzido neste trabalho que tem como elemento central a SD desenvolvida durante a pesquisa.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
FERREIRA, Luiz Felippe Barletta. Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Subject(s)
Palavras-chave: ensino CTS; aprendizagem significativa; mineração; ligação química.
Ensino de química, Sequência didática, Ligação química, Mineração, Aprendizagem significativa
Keywords: STS teaching; meaningful learning; mining; chemical bonding.
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27395
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram