PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS A PARTIR DO TEMA SOCIOCIENTÍFICO MINERAÇÃO
Ensino de química, Sequência didática, Ligação química, Mineração, Aprendizagem significativa
Keywords: STS teaching; meaningful learning; mining; chemical bonding.
Resumen
Esta pesquisa teve como motivação a percepção do desinteresse dos alunos no aprendizado de conteúdos de química e de que esses conteúdos costumam ser
abordados de uma forma descontextualizada nas escolas. Assim, surgiu a inspiração de desenvolver um material didático que pudesse ser apresentado de forma
contextualizada e ao mesmo tempo ser relevante e significativo no aprendizado dos alunos. O objetivo deste trabalho foi propor, discutir e validar uma sequência didática (SD) potencialmente significativa com enfoque CTS para o ensino de ligações químicas a partir do tema mineração, sendo destinada à alunos do 1o ano do Ensino Médio. Para a validação da SD, foi realizada uma pesquisa junto a outros professores de Química com o objetivo de verificar se a SD atendia aos critérios criados e conhecer quais contribuições eles teriam para melhorar a proposta. A partir dos resultados das avaliações, considerou-se que a SD se mostrou uma estratégia potencialmente significativa para o ensino de ligações químicas e capaz de proporcionar uma reflexão crítica sobre as atividades de mineração, a partir da discussão das interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade. O material didático intitulado “Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração” é o produto educacional produzido neste trabalho que tem como elemento central a SD desenvolvida durante a pesquisa.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFuente
FERREIRA, Luiz Felippe Barletta. Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Sujeta/Sujeto(s)
Palavras-chave: ensino CTS; aprendizagem significativa; mineração; ligação química.Ensino de química, Sequência didática, Ligação química, Mineração, Aprendizagem significativa
Keywords: STS teaching; meaningful learning; mining; chemical bonding.