A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO EM SUA RELAÇÃO COM AS INJUSTIÇAS E RACISMOS AMBIENTAIS
Injustiça ambiental
Macro-tendências da educação ambiental
Environmental racism
Environmental injustice
Environmental education macro-trends
Abstract
Este trabalho é um estudo documental que pesquisou em livros didáticos como aparecem as macro-tendências da Educação Ambiental propostas por Layrargues e Lima, no ano de 2011: viés conservacionista, pragmático e crítico. Trazendo um pouco de contextualização histórica sobre as injustiças sofridas por povos marginalizados no Brasil como os negros e indígenas, dirigindo o assunto para como podemos trazer esses temas de injustiças e racismos relacionando-os com o meio ambiente, no ensino de ciências e conectando-os para o ambiente de sala de aula. De acordo com essas verificações, concluí que as vertentes pragmática e crítica aparecem em sua maioria, sendo que a vertente crítica é a que mais se encaixa nos assuntos de Racismo e Injustiças Ambientais, que é o grande tema de investigação deste trabalho
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
HAAS, Aline Marcela. A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Racismo ambientalInjustiça ambiental
Macro-tendências da educação ambiental
Environmental racism
Environmental injustice
Environmental education macro-trends