“EU NÃO QUERIA ESTAR CONTANDO ESTA HISTÓRIA”: O PROFESSOR PIEXOTO CONT(R)A O CONTO DA AIA
Os Testamentos
Écriture Féminine
Atwood, Margaret, 1939-
Literatura canadense
The Handmaid's Tale
The Testaments
Écriture Féminine
Abstract
O conto da Aia (1985), da canadense Margaret Atwood, ressurge no debate público em 2017.
Nesse ano, o romance é adaptado para a TV, e uma nova versão em audiolivro, com material
inédito, é lançada. O interesse pelo romance coincide com a eleição do presidente estadunidense
Donald Trump. Em 2019, é lançada a continuação, Os Testamentos, que reitera a atualidade e
a relevância dos temas abordados pela obra original. Esta tese se propõe a revisar pontos já
cristalizados pela fortuna crítica e a analisar desdobramentos oriundos do audiolivro que
iluminam uma questão central deste trabalho: a tensão entre os discursos masculino e feminino.
O foco será, portanto, o posfácio, cujo protagonista é o historiador James Pieixoto. Nele, o/a
leitor/a é informado/a sobre o colapso de Gilead e a existência de um relato deixado pela
narradora-protagonista do romance, Offred. Jogos de poder e autoridade marcam o discurso de
Pieixoto, que descredita a narrativa da Aia. O objetivo desta tese será verificar as permanências
e deslocamentos discursivos que marcam ambos discursos. O material inédito contido no
audiolivro e a existência de um posfácio em Os Testamentos, que Pieixoto também protagoniza,
serão importantes para atualizar as discussões sobre essa tensão discursiva.
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Document type
TeseSource
FREITAS, Élvio Pereira Cotrim de. “Eu não queria estar contando esta história: "o professor Piexoto cont(r)a o Conto da Aia. 2022. 236 f. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
O conto da AiaOs Testamentos
Écriture Féminine
Atwood, Margaret, 1939-
Literatura canadense
The Handmaid's Tale
The Testaments
Écriture Féminine