AVALIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO DE SUPERFÍCIE POR PISTOLA DE AGULHAS E JATEAMENTO ABRASIVO ÚMIDO PARA PINTURA DE VÁLVULAS INDUSTRIAIS
Jateamento Abrasivo
Pistola de Agulhas
Proteção Anticorrosiva
Tratamento de superfície
Pintura industrial
Corrosão
Surface Preparation
Abrasive Blasting
Needle Gun
Corrosion Protection
Resumo
A corrosão tem sido um dos grandes responsáveis pelos prejuízos em empresas sujeitas a ambientes atmosféricos agressivos. No caso de indústrias da área de óleo e gás, próximas às regiões litorâneas, é comum o desgaste prematuro de estruturas e equipamentos. Dessa forma, soluções para melhorias na proteção anticorrosiva de materiais nessas áreas tem sido um desafio para o setor. Este trabalho realizou um comparativo entre duas técnicas de tratamento de superfície para pintura industrial com o intuito de encontrar a técnica mais resistente ao ambiente em que os equipamentos estudados estavam inseridos. Um experimento, utilizando as técnicas de tratamento mecânico com pistola de agulhas e com jateamento abrasivo úmido, foi realizado em uma unidade industrial de refino de petróleo com localização próxima à orla marítima. Válvulas industriais, presentes em tubulações da área onde foi realizado o experimento, foram utilizadas como corpos de prova. Parte das válvulas foram levadas para uma cabine para realização do tratamento de superfície, enquanto outra válvula, montada em uma tubulação que estava em operação, foi utilizada no experimento de campo. O estudo foi desenvolvido através da aplicação das duas técnicas obedecendo os cuidados e as exigências de segurança do ambiente industrial em que as válvulas estavam inseridas. Os resultados do experimento foram verificados, em um primeiro momento, logo após o tratamento da superfície e antes da aplicação da tinta. Observou-se no tratamento realizado com jateamento abrasivo úmido uma superfície mais limpa e isenta de óxidos incrustados do que a superfície tratada com a técnica de pistola de agulhas. Outros resultados também foram analisados durante a exposição dos corpos de prova, ao longo do tempo, após a aplicação da pintura. Percebeu-se, em um intervalo de dezesseis meses, que houve maior durabilidade, em relação ao aparecimento de pontos de corrosão na superfície, dos corpos de prova tratados com jateamento abrasivo úmido.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoFonte
MODESTO, Ákilas Girão. Avaliação das técnicas de preparação de superfície por pistola de agulhas e jateamento abrasivo úmido para pintura de válvulas industriais. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Montagem Industrial) - Programa de Pós-Graduação em Montagem Industrial, Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Assunto(s)
Preparação de SuperfícieJateamento Abrasivo
Pistola de Agulhas
Proteção Anticorrosiva
Tratamento de superfície
Pintura industrial
Corrosão
Surface Preparation
Abrasive Blasting
Needle Gun
Corrosion Protection