Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2760
Title: Morar em São Goçalo você não sabe como é: do clichê ao turismo
Authors: Souza, Gabriele Nunes de Sá
metadata.dc.contributor.advisor: Guimarães, Valéria Lima
metadata.dc.contributor.members: Guimarães, Valéria Lima
Fonseca Filho, Ari da Silva
Lima, Adriana de Souza
Issue Date: 18-Jan-2017
Abstract: O clichê e o estereótipo possuem sentidos semelhantes, que caracterizam e identificam a imagem dos lugares, em geral. Sendo assim, o clichê é um assunto recorrente no setor do turismo, no Brasil e no mundo. Neste trabalho, optou-se em discutir as diferentes perspectivas do termo clichê, de forma a analisar o tema pela ótica da cidade de São Gonçalo, na tentativa de buscar formas de promoção de uma imagem mais favorável da cidade pelos moradores e visitantes. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa documental, analisando o inventário da oferta turística de São Gonçalo, além da pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico e aplicação de um formulário estruturado, com o auxílio da plataforma digital Survio, aplicado aos moradores e aos não moradores de São Gonçalo. Ao longo do estudo, foram abordados as relações de identidade e de pertencimento entre os moradores e a cidade. Foram analisados os clichês negativos presentes na música “São Gonça”, do cantor Seu Jorge, e a importância da construção de um novo olhar, de forma que os turistas vejam a cidade de forma positiva. Os resultados foram listados e discutidos, e foi confirmado que a cidade possui muitos clichês negativos como: cidade suja, cidade dormitório, cidade sem infraestrutura turística, cidade violenta, entre outros. Ao final, foram sugeridas algumas propostas para a conscientização e sensibilização turística para São Gonçalo.
metadata.dc.description.abstractother: The cliché and the stereotype have similar meanings, which are used to characterize and identify the place images, in general. Therefore, the cliché is a current theme in the tourism sector, in Brazil and all around the world. This work discussed the different perspectives of the theme cliché, and it was analyzed by the sight of São Gonçalo, identifying ways to promote a better image to visitors and residents of the place. In the methodology, it was decided to do a documentary research, and it was analyzed the tourism inventory of São Gonçalo, besides the bibliographic research, building the theoretical framework. In addition, there was an application of a structured form to residents and non-residents, with the help of the digital on-line platform named Survio. Throughout this work, it was discussed about the identity and belonging relationships between the residents and the city. It was analyzed the negative clichés presented in the song “São Gonça”, by Seu Jorge, and the importance of building a new positive look, to awake the tourists attention. The results were listed and discussed, with the confirmation that the city has many different clichés, such as: dirty city, dormitory city, city without tourist infrastructure, violent city, amongst others. In the end, this work suggested some proposals for a tourist awareness and sensitiveness to São Gonçalo.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2760
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriele Nunes de Sá Souza.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons