• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Ramos.Renata.F._tese.doc.pdf (689.6Kb)

Collections
  • POSEDUC - Teses - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
CORPOS, ESCOLAS E PERIFERIAS: SENTIDOS EM DISPUTA
Ramos, Renata Fernandes
Abstract
A presente pesquisa intitulada “Corpos, escolas e periferias: sentidos em disputa” está inscrita na linha Estudos do Cotidiano da Educação Popular. A problemática da pesquisa se desenvolve ao refletir acerca de uma Educação que considere o corpo na produção de conhecimento e se confronta com escolas cujas localizações favorecem ou entorpecem uma de suas principais características: ser capaz de suspender a realidade operante e oferecer tempo livre, ser um espaço heterotópico. Desenvolvida entre escolas das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, os acontecimentos cotidianos em escolas de diferentes periferias são colocados em relação com os conceitos centrais. Com o objetivo de refletir acerca do conhecimento com o corpo, a pesquisa é realizada utilizando as narrativas como metodologia, entrelaçando movimentos de identificação, compreensão e busca pelo próprio corpo, pelos próprios afetos. A busca pelos afetos, a experimentação dos sentidos com foco no olhar, se apresenta como uma possibilidade para produzir o conhecimento com o corpo. Pois, se é necessário compreender os mecanismos que negam o corpo como um processo de desumanização que se manifesta ao instaurar diferenças como desigualdades e forças hierarquizantes, mostra-se fundamental refletir e experimentar o que faz o corpo; o que faz do humano, humano. Como base conceitual para pensar o campo problemático, me aproximo de alguns conceitos e noções apresentadas pelos autores Benedictus Espinosa, Michel Foucault, Jan Masschelein, Maarten Simons, Jacques Rancière.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
RAMOS, Renata Fernandes. Corpos, escolas e periferias: sentidos em disputa. 2022. 84f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Subject(s)
Corpos
Narrativas
Estudos do Cotidiano
Corpo
Narrativa
Cotidiano
Bodies
Narratives
Studies of Everyday Life
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27653
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram