HISTÓRIAS DE VIDA, SABERES PROFISSIONAIS E INVENTIVIDADES DOCENTES NAS ARTES DE ENSINAR GEOGRAFIAS
Inventividades
Histórias de Vida
Saberes Docentes
Experiências Escolares
Ensino de geografia
Experiência educacional
Geography Teaching
Inventivities
Life Stories
Teaching Knowledge
School Experiences
Abstract
O que os professores da educação básica fazem para ensinar as geografias?
Esta foi a inquietação que guiou a tese. Em meio a tessitura de vozes escolares
e escritas autorizadas do dizer acadêmico, almejamos reconhecer e fazer
ressoar as artes de ensinar ao buscar: i) Compreender o processo de
aprendizagem da profissão intrínseco à própria história de vida; ii) Apreender as
inter-relações que constituem os arranjos espaciais e táticos dos contextos
escolares; iii) Perceber de que modo as narrativas permitem acessar significados
e saberes docentes. Por intermédio de memoriais, acompanhamento de aulas e
conversas com três professores de geografia, bem como as vivências
profissionais da autora, em diálogo com as referências teóricas da pesquisa
autobiográfica, mas também de Michel de Certeau, Doreen Massey, Maurice
Tardif, entre outros, este trabalho aspirou refletir sobre as inúmeras experiências
que são construídas no cotidiano por meio de práticas comuns. Isto é, aquelas
que têm como centralidade o uso das vozes, dos corpos e das explicações para
a criação das aulas. Procuramos estabelecer uma leitura que se alvitra não-
prescritiva, que levasse em conta não aquilo que deveria ser o bom professor,
as boas qualidades da docência, mas o que concretamente a profissão docente
e os professores fazem de si nas aulas. Ao nos aproximarmos do ofício através
das rotinas que abarcam habilidades e detalhes, intrínsecos a uma base de
conhecimentos plurais, dentre eles o da ciência geográfica, compartilhamos
inventividades docentes que constroem sentidos pedagógicos e existenciais na
relação humana, entre desafios e pequenas alegrias.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
SILVA, Mariana Mizael Pinheiro da. Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias. 2023. 157f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Ensino de GeografiaInventividades
Histórias de Vida
Saberes Docentes
Experiências Escolares
Ensino de geografia
Experiência educacional
Geography Teaching
Inventivities
Life Stories
Teaching Knowledge
School Experiences