• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • POSEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação - Niterói
  • POSEDUC - Doutorado - Niterói
  • POSEDUC - Teses - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
TESE - MARIANA MIZAEL.pdf (3.401Mb)

Collections
  • POSEDUC - Teses - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
HISTÓRIAS DE VIDA, SABERES PROFISSIONAIS E INVENTIVIDADES DOCENTES NAS ARTES DE ENSINAR GEOGRAFIAS
Silva, Mariana Mizael Pinheiro da
Abstract
O que os professores da educação básica fazem para ensinar as geografias? Esta foi a inquietação que guiou a tese. Em meio a tessitura de vozes escolares e escritas autorizadas do dizer acadêmico, almejamos reconhecer e fazer ressoar as artes de ensinar ao buscar: i) Compreender o processo de aprendizagem da profissão intrínseco à própria história de vida; ii) Apreender as inter-relações que constituem os arranjos espaciais e táticos dos contextos escolares; iii) Perceber de que modo as narrativas permitem acessar significados e saberes docentes. Por intermédio de memoriais, acompanhamento de aulas e conversas com três professores de geografia, bem como as vivências profissionais da autora, em diálogo com as referências teóricas da pesquisa autobiográfica, mas também de Michel de Certeau, Doreen Massey, Maurice Tardif, entre outros, este trabalho aspirou refletir sobre as inúmeras experiências que são construídas no cotidiano por meio de práticas comuns. Isto é, aquelas que têm como centralidade o uso das vozes, dos corpos e das explicações para a criação das aulas. Procuramos estabelecer uma leitura que se alvitra não- prescritiva, que levasse em conta não aquilo que deveria ser o bom professor, as boas qualidades da docência, mas o que concretamente a profissão docente e os professores fazem de si nas aulas. Ao nos aproximarmos do ofício através das rotinas que abarcam habilidades e detalhes, intrínsecos a uma base de conhecimentos plurais, dentre eles o da ciência geográfica, compartilhamos inventividades docentes que constroem sentidos pedagógicos e existenciais na relação humana, entre desafios e pequenas alegrias.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
SILVA, Mariana Mizael Pinheiro da. Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias. 2023. 157f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Subject(s)
Ensino de Geografia
Inventividades
Histórias de Vida
Saberes Docentes
Experiências Escolares
Ensino de geografia
Experiência educacional
Geography Teaching
Inventivities
Life Stories
Teaching Knowledge
School Experiences
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27655
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram