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SABERES DE PAIS /RESPONSÁVEIS E FUNCIONÁRIOS DE CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PETRÓPOLIS, RJ, SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS
Enfermagem
Educação em saúde
Diarreia
Desnutrição
Promoção da saúde
Intestinal parasitosis
Nursing
Health education
Abstract
As parasitoses intestinais ainda são consideradas um grave problema de saúde pública no Brasil, sendo constantemente associadas a quadros de diarreia e desnutrição. Esses fatores em conjunto influenciam diretamente no rendimento escolar e pré-escolar, tanto físico como intelectual, dos indivíduos infectados, principalmente as crianças. A falta de conhecimento ou nível insatisfatório de informações sobre parasitos intestinais e sua profilaxia tem sido considerado por diversos estudos como uma das principais causas da ocorrência de parasitoses. Desta forma, quanto mais conhecimento sobre a doença, melhor poderá ser a adesão ao tratamento. A educação em saúde constitui uma ferramenta indispensável para promoção da saúde da população e neste contexto insere-se a prática do profissional enfermeiro na atenção básica. Baseado nestas informações, foi proposto um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualiquantitativa, relacionado a identificação do conhecimento sobre parasitoses intestinais de funcionários e pais/responsáveis de crianças de dois Centros de Educação Infantil de Petrópolis-RJ, um localizado no Centro e outro em Pedro do Rio, por meio de um questionário. O questionário foi constituído por sete perguntas com objetivo de identificar conceitos, etiologia, habitat, transmissão e profilaxia sobre parasitos intestinais. Participaram do estudo 57,1% (48/84) de pais/responsáveis por crianças e 48,4% (16/33) funcionários pela assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Todos os funcionários e 45/48 (93,8%) pais/responsáveis responderam ao questionário de saberes. Na definição de parasitoses intestinais 3,3% (2/61) dos participantes responderam de forma correta. Nas respostas parcialmente corretas houve associação principalmente ao termo vermes, e observou-se pouco conhecimento sobre protozoários, com entendimento de que os termos verme e parasito intestinal seriam sinônimos. Como exemplos de parasitos, lombriga foi o termo mais frequente. A maioria dos participantes relacionou o habitat como barriga ou intestino de forma correta. Quanto a transmissão evidenciou-se que a maioria dos pais/responsáveis e dos funcionários respondeu de forma correta ou parcialmente correta, relacionado a alimentos e água contaminados, mãos sujas, terra e boca. Todos os participantes identificaram que as parasitoses intestinais representam risco para a saúde, porém alguns não justificaram. Quanto a prevenção a maioria respondeu corretamente, havendo respostas incompletas. Apesar da existência de informações corretas, em 6/7 parâmetros pode-se observar a coexistência de informações incorretas ou fragmentadas, o que representa um risco para aquisição de parasitoses intestinais. Cabe ao profissional enfermeiro priorizar ações educativas voltadas para parasitoses intestinais no sentido de possibilitar a formação de cidadão capazes de intervir na comunidade onde se inserem, possibilitando um desenvolvimento infantil saudável e um futuro sólido a sociedade.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Nogueira, Mayara Romling. Saberes de pais /responsáveis e funcionários de Centros de Educação Infantil de Petrópolis, RJ, sobre parasitoses intestinais. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Subject(s)
Parasitoses intestinaisEnfermagem
Educação em saúde
Diarreia
Desnutrição
Promoção da saúde
Intestinal parasitosis
Nursing
Health education