A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UM ESTUDO DE CASO DA CONTAMINAÇÃO POR HIDROCARBONETOS
Contextualização
Hidrocarbonetos
Arco de Maguerez
Química
Ensino de química
Ensino médio
Hidrocarboneto
Ensino-aprendizagem
Environmental education
Contextualization
Hydrocarbons
Arch of Maguerez
Abstract
Atualmente a contaminação de águas subterrâneas se dá principalmente pela deposição inadequada
de resíduos contaminados, causando danos a longo prazo e representando um risco eminente
para o meio ambiente e também para o ser humano. Este trabalho propôs a investigação
ambiental da água subterrânea no condomínio residencial do bairro Volta Grande IV, situado na
cidade de Volta Redonda-RJ. Foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática
para minimizar as dificuldades iniciais de entendimento dos estudantes em relação aos compostos
de carbono, principalmente os hidrocarbonetos. Aliou-se a esse estudo a concepção de
educação proposta por Paulo Freire e optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica
utilizando o Arco de Maguerez, de natureza aplicável, junto aos alunos da 3a Série do Ensino
Médio, de uma escola pública em Volta Redonda – RJ. Os resultados iniciais da aprendizagem
duradoura dos conteúdos dos hidrocarbonetos em séries anteriores foram coletados por meio de
aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias,
registros escritos e uma avaliação do tipo questionários de expectativas (antes e após a aplicação
da sequência didática). Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através
da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos
dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada,
centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido
com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as
atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo
e futuramente contribuir com novas ideias
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SILVA, José Mauro Lima da. A educação ambiental no ensino de química orgânica: um estudo de caso da contaminação por hidrocarbonetos. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.Subject(s)
Educação ambientalContextualização
Hidrocarbonetos
Arco de Maguerez
Química
Ensino de química
Ensino médio
Hidrocarboneto
Ensino-aprendizagem
Environmental education
Contextualization
Hydrocarbons
Arch of Maguerez