Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Ciências Exatas - ICEx
  • PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - Volta Redonda
  • PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Ciências Exatas - ICEx
  • PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - Volta Redonda
  • PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissertação (6.267Mb)
Produto Educacional (3.993Mb)

Collections
  • PROFQUI - Dissertações - Volta Redonda

Statistics
Metadata
Show full item record
O ENSINO DA CLASSIFICAÇÃO DE CADEIAS CARBÔNICAS ATRAVÉS DAS MOLÉCULAS DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PSICOTRÓPICAS NO CONTEXTO DO NEJA
Moreira, Paula Trebilcock
Abstract
A química orgânica é a base para muitos produtos e substâncias utilizadas pelos alunos ao longo do seu dia a dia e de sua vivência, está presente dentro do próprio organismo, nos alimentos, remédios e diversos produtos que temos contato em nosso cotidiano, tendo uma gama de conteúdos extremamente relevantes para serem abordados em sala de aula. Diversos trabalhos e artigos na área educacional apontam para a necessidade de um ensino de química contextualizado e significativo, demonstrando a necessidade de uma abordagem temática pautada em um contexto que esteja de acordo com os problemas sociais nos quais os alunos estão inseridos, adequando-se à realidade da comunidade escolar. Sendo assim, este trabalho tem como principal foco despertar um maior interesse na disciplina de Química e oportunizar informações que possibilitem melhores escolhas na vivência dos alunos através do ensino de classificação de cadeias carbônicas realizado por meio da análise das moléculas das substâncias psicotrópicas, que foram demonstradas através da aplicação da sequência didática em duas turmas de quarto módulo, turmas concluintes da modalidade de ensino NEJA - Novo Ensino Médio de Jovens e Adultos. Foi elaborada uma sequência didática de acordo com os critérios determinados pelos Três Momentos Pedagógicos e foi preparada não apenas com o intuito de desenvolver o conteúdo de Química, mas também desenvolver as competências socioemocionais e tecnológicas determinadas através da Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Para aplicação desta sequência foi considerada a contextualização do assunto, a realidade escolar, a interdisciplinaridade, a conexão com outros assuntos dentro da Química, a importância da formação do cidadão social, além de trabalhar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação determinadas na BNCC
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
MOREIRA, Paula Trebilcock. O ensino da classificação de cadeias carbônicas através das moléculas das substâncias químicas psicotrópicas no contexto do NEJA. 2022. 148 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
Subject(s)
Drogas
Três momentos pedagógicos
Abordagem temática
Educação de adultos
Química orgânica
Ensino médio
Drugs
Three pedagogical moments
Thematic approach
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27730
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram