FAKE NEWS: O QUE A QUÍMICA TEM A DIZER
Fake news
Ácidos e bases
Química
Ensino médio
Autenticidade
Ciência
Senso comum
Investigative teaching sequence
Fake news
Acids and bases
Abstract
Esta dissertação apresenta uma metodologia para o ensino de ácidos e bases, através de uma sequência de ensino investigativa, utilizando as fake news como situação problema, associadas com conteúdos trabalhados em sala, estimulando assim o despertar científico e ao mesmo tempo desenvolvendo uma responsabilidade social com relação a propagação de notícias sem a devida verificação de sua veracidade. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 2º
ano do ensino médio, com o objetivo de tornar as aulas de Química mais dinâmicas e participativas. Ao propor trabalhar com as notícias que circulam nas mídias sociais, os estudantes foram instigados a pesquisar como o avanço tecnológico e a velocidade das informações falsas podem trazer impactos negativos no cotidiano da
sociedade, discutindo-se algumas consequências das fake news na pandemia do Sars Cov-19. Foram utilizadas quatro reportagens, envolvendo os conteúdos de ácidos e bases, que serviram de situações problema a serem investigadas através do desenvolvimento de experimentos, com o objetivo de verificar a veracidade das reportagens, proporcionando aos estudantes conhecimentos científicos da teoria associados à percepção visual. Para complementação do estudo foram realizadas avaliações abordando os conteúdos de química visando o aprofundamento e a
verificação da aprendizagem, e posteriormente foi aplicado um questionário qualitativo com o intuito de verificar a aceitabilidade e participação dos mesmos na sequência didática proposta. Os resultados mostraram que a sequência de ensino por investigação, proposta nesta dissertação, ajudaram efetivamente na compreensão dos conteúdos de ácidos e bases, além de cumprirem uma importante tarefa de ensinar aos alunos como identificar e diferenciar as fake news, do conhecimento científico e do senso comum, buscando as informações em fontes de pesquisa confiáveis
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
MELO, Sumara Perpétua de Oliveira. Fake News: o que a química tem a dizer. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.Subject(s)
Sequência de ensino investigativoFake news
Ácidos e bases
Química
Ensino médio
Autenticidade
Ciência
Senso comum
Investigative teaching sequence
Fake news
Acids and bases